Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Itaipu atende famílias ribeirinhas afetadas pelas cheias em Ciudad del Este

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Itaipu Binacional iniciou na sexta-feira (17) o plano de atendimento às famílias ribeirinhas do bairro San Rafael, em Ciudad del Este, no Paraguai. Cerca de 75 casas da localidade podem ser afetadas pelas cheias do Rio Paraná, a jusante (abaixo) da usina, provocadas pelas chuvas constantes.

O objetivo é prestar o suporte necessário às famílias e garantir a transferência dessas pessoas para abrigos seguros. O trabalho é coordenado pela Assessoria de Responsabilidade Social da margem direita (paraguaia).

O trabalho começou com o levantamento do número de casas afetadas nesta fase inicial da inundação e das necessidades específicas das famílias. Essas informações são importantes para que a empresa retire os afetados e leve-os para abrigos com seus pertences.

Segundo Gerardo Soria, assessor de Responsabilidade Social da margem direita, o recenseamento das famílias afetadas permite que sejam identificadas necessidades urgentes, como o fornecimento de veículos e pessoal, materiais para uso nos abrigos, mantimentos, entre outros.

Ele informou que a Itaipu deve estabelecer canais de comunicação eficazes para manter contato com os atingidos. A ideia é informá-los sobre os níveis de inundação e as ações a serem tomadas, de acordo com os relatórios hidrológicos e meteorológicos fornecidos pelas áreas técnicas da binacional.

Na manhã de sexta-feira, quando iniciaram os atendimentos, o Rio Paraná estava com 108,92 metros acima do nível do mar na estação hidrométrica da Ponte da Amizade. O valor atual corresponde ao estado de “primeiras inundações” a jusante da usina, afetando as infraestruturas e instalações do bairro San Rafael.

A tendência é de elevação, segundo dados fornecidos pela Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos da Itaipu. Entretanto, neste momento, não há risco de as cheias atingirem estruturas na margem brasileira do Rio Paraná, em Foz do Iguaçu.

Na última quarta-feira, dia 15 de fevereiro, a Itaipu acionou sua Comissão Especial de Cheias para coordenar os assuntos relacionados à operação da usina diante da situação hidrológica, fornecer dados sobre a situação atual e esperada, bem como planejar o atendimento a ser fornecido aos afetados.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Itaipu Binacional

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real