A PRF já apreendeu 55 ônibus, como os que aparecem nessa foto. Na tarde desta segunda-feira, um veículo com 32 passageiros foi abordado em Cascavel. Foto: PRF

No Paraná e em todo o País, os passageiros estão sendo identificados e conduzidos para unidades da Polícia Federal

Por Fernando Braga

Em cumprimento a determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), a Delegacia da Polícia Federal de Cascavel mobilizou sua equipe nesta segunda-feira (09/01) para interceptar os ônibus que estejam de passagem pela região, provenientes de Brasília.

A ordem é para que os passageiros sejam identificados e ouvidos, em meio a investigação que apura se participaram, ou não, dos atos ocorridos na capital federal neste domingo (08/01), quando as sedes dos 3 Poderes da República foram invadidas e depredadas.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

A Gazeta de Toledo conversou com a Comunicação Social da Polícia Federal de Cascavel e recebeu a confirmação de que nessa tarde um ônibus foi abordado. Nele estavam 32 passageiros que estão sendo ouvidos. A princípio, se trata de um ônibus de turismo e até as 18h30, quando essa matéria foi publicada, os passageiros ainda não haviam sido liberados.

A expectativa é de que nas próximas horas mais ônibus sejam interceptados. A ação é realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e todos os ônibus que forem abordados terão a documentação referente às viagens checadas, incluindo os ônibus de turismo.

Ao todo, seis ônibus com manifestantes que partiram das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná para participar dos atos em Brasília já foram identificados pela Polícia Federal. Entretanto, é possível que nem todos os veículos retornem nas próximas horas, uma vez que os passageiros, assim como os responsáveis pelos ônibus, têm ciência das aborgagens que estão sendo realizadas. Por isso, imaginando que os passageiros possam trocar de veículos no retorno ao Paraná, PF e PRF decidiram parar todos os ônibus que transitam pela região, oriundos de Brasília ou que tenham passado por lá, incluindo os de linha e os de turismo.

A PRF informou que em menos de 24 horas já interceptou 55 ônibus no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Em todas as ocorrências, os passageiros são identificados e conduzidos para unidades da Polícia Federal. Os veículos abordados e eventuais itens apreendidos são encaminhados aos órgãos responsáveis pelas investigações.