Por Fernando Braga
Com investimentos feitos pela Prefeitura de Toledo, o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho se prepara para receber novos voos em 2023, conforme solicitação feita à Companhia Azul Linhas Aéreas. Foram R$ 1.612.044,31 investidos para modernizar o Aeroporto Municipal e atender às normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), para que novas linhas possam entrar em atividade em Toledo.
Apesar da interrupção de voos durante a pandemia da Covid-19, o Aeroporto Luiz Dalcanale Filho continua em constante evolução ao longo deste ano. É o que nos informa o diretor do aeroporto, Luciano Puzzi. “Apesar dos impactos da pandemia e o horário estabelecido pela companhia aérea a partir de setembro de 2022 ainda refletirem nas operações aéreas em Toledo, será possível fechar o ano com a movimentação de cerca de 20 mil de passageiros que embarcaram e desembarcaram por aqui”, relata.
Sobre a retomada de passageiros, cuja movimentação já foi maior no aeroporto local, e a expansão de voos, o diretor apresenta boas perspectivas. “O retorno aos patamares pré-pandemia com a movimentação anual de 24 mil pessoas registrada em 2019, ficará para 2023. Já em relação ao destino atual atendido, ou seja, Campinas, a volta para o horário matutino entra na prioridade absoluta para o próximo ano, visto uma maior demanda (cerca de 30% a mais) e uma melhor conectividade aérea para todo o Brasil. Além disso, a busca para ofertar mais um voo em Toledo, que nesse caso o foco e tem como destino Curitiba, segue como objetivo principal para impulsionar a aviação regional e desenvolver ainda mais a região, beneficiando empresários, famílias, indústrias e comercio local”.
Quanto à expectativa de que outra linha seja iniciada em Toledo, Puzzi segue confiante e informa que a tramitação já está em curso. “Na dependência do aval da companhia aérea, nossa proposta já foi encaminhada e aguardamos com ansiedade pelo sim da Azul Linhas Aéreas, parceira deste município e que pode engrandecer seus serviços prestados e fortalecendo sua base no Aeroporto”. Ele finaliza com uma mensagem positiva que reflete o anseio da população local e regional: “Com a gestão eficiente e foco na estratégia, o Aeroporto de Toledo vai se fortalecendo e vai formando a sua identidade na aviação aérea brasileira”.
Para a expansão planejada, há a necessidade de investimentos na estruturação do aeroporto, algo que a prefeitura fez ao longo de 2022. O secretário Diego Bonaldo, da Secretaria de AgroDesenvolvimento, pasta responsável pela gestão do Aeroporto Municipal, nos conta que o aporte de recursos foi feito para atender diversas demandas, desde a manutenção até a modernização do terminal.
Entre os investimentos, Bonaldo cita a elaboração de projetos para a instalação de equipamentos de navegação e de uma estação meteorológica, e a contratação dos serviços de recapeamento asfáltico e da repintura da sinalização da pista de pouso e decolagem. Também houve, em 2022, a aquisição de um trator para uso do Aeroporto de Toledo e a contratação de empresa especializada para a manutenção dos equipamentos de Raio-X utilizados na inspeção de bagagens.
Os recursos empregados e o trabalhado realizado na gestão do Aeroporto Luiz Dalcanale Filho refletem na qualidade dos serviços ofertados aos passageiros e possibilita mais segurança em pousos e decolagens, gerando mais confiabilidade para as companhias aéreas, o que pode despertar o interesse em novas operações.
Até o dia 20 de dezembro, tivemos 10.092 passageiros embarcados e 9.518 passageiros desembarcados, com uma média de 50 e 46 respectivamente, em 406 operações aéreas entre pousos e decolagens ocorridas no Aeroporto de Toledo. A projeção é de que em 2023 esses números sejam maiores e possibilitem a consolidação do aeroporto local como uma importante alavanca para o desenvolvimento de toda a região.





