Foto: Dielson Pickler/Decom

Mais de R$ 30 milhões foram investidos pelo Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação de Toledo (Smed) para que todas as escolas da rede tivessem acesso a internet em todas as salas de aula e laboratórios. Todos os professores receberam notebooks e dez mil tablets estão sendo entregues aos alunos do 1º ao 5º ano de cada uma das 36 escolas municipais. Mais de três mil já foram distribuídos entre escolas, tempo integral e Atendimento Educacional Especializado. 

Na tarde desta terça-feira foi a vez do 4º ano da Escola Municipal Reinaldo Arrosi receber os tablets da Smed. Pais e responsáveis acompanharam a entrega e as primeiras atividades já desenvolvidas nos novos equipamentos. O estudante Luis Miguel Roque, 8 anos, adorou o novo recurso, “achei muito legal, tem jogos, eu gosto muito de português e acho que vou aprender bem mais com ele [o tablet]”, afirmou. 

O avô do Lorenzo Campanerutti (9), o aposentado Valentin Campanerutti, acompanhou a entrega dos tablets no lugar de sua filha e ficou impressionado. “Com certeza vai ajudar muito. Notei só alegria na cara do meu neto desde que recebeu o tablet. Nunca imaginei que um dia teriam um equipamento desses. Ele não é que nem o avô que não sabe nem ligar o celular direito”, (risos) contou descontraído. 

Na semana passada, foi a vez da Escola Shirley Lorandi receber os tablets. “Os 4º anos amaram, ficaram muito entusiasmados em utilizar as ferramentas pedagógicas, o ditado, a barra de pesquisa e outros aplicativos. Os familiares também compareceram e fizeram muitas perguntas sobre o funcionamento do programa”, relatou a diretora Giselli Cristina de Lazari. 

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

A Secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, acompanhou a entrega e desenvolveu algumas atividades com os alunos usando a nova ferramenta. Ela explicou que todo esse investimento faz parte do programa Aluno Conectado e que até as escolas do interior, com mais de 30 quilômetros de distância da sede, possuem internet, televisores grandes nas salas, laboratórios de robótica e de informática. 

“Estamos investindo em mais 550 notebooks para os professores dos cmeis. Na plataforma cedida pela Unicamp permitirá que as professoras direcionem os exercícios de acordo com a facilidade ou dificuldade de cada criança. Algumas séries já poderão levar o tablet pra casa. Nós podemos fazer até um concurso de matemática em um determinado conteúdo e ver quem tem o melhor desempenho dentro da escola. Posso fazer um exercício e em segundos após a conclusão eu já terei o resultado de cada um”, exemplificou a secretária. 

No mês de novembro os 3º e 4º anos farão a Prova Toledo – uma avaliação para identificar qual área cada turma tem maior dificuldade. A partir deste resultado, serão tomadas medidas para melhorar o desempenho dos alunos em cada escola. Esta será uma oportunidade para fazer uso dos tablets na melhoria da qualidade da educação pública municipal.

Foto: Decom/Pref. de Toledo