As janelas e aberturas da guarita já estavam cobertas por tapumes. Foto: Cássio Cavalleri

Por Fernando Braga

No cair da noite desta quarta-feira (13), a Guarda Municipal de Toledo interveio para evitar a ocupação de um local público que estava sendo invadido por pessoas desabrigadas.

O Ecoponto do Bairro Santa Clara IV é dos locais onde a administração municipal atende a população com a coleta de materiais recicláveis. Na entrada há uma guarita que não é cercada, o que facilitou o acesso de pessoas que a invadiram no intuito de ali se estabelecer.

Os invasores, que ao que tudo indica são sem-teto e/ou moradores de rua, já tinham levado colchões para o lugar e estavam fechando as janelas e demais aberturas da estrutura com tapumes, de forma a garantir abrigo no local.

A Guarda Municipal foi informada no final da tarde sobre a situação e mobilizou suas equipes para averiguar o que estaria acontecendo. Ao chegar ao Ecoponto, por volta das 18h30, os agentes da GM se depararam com o abrigo improvisado que estava sendo montado por pessoas que não se encontravam no local.

Durante a ação da Guarda Municipal para desocupar a o Ecoponto e restabelecer segurança no local, um morador do bairro registrou algumas imagens que foram gentilmente cedidas à Gazeta de Toledo.

Equipes da Guarda Municipal se mobilizaram para desocupar o Ecoponto e garantir segurança no local. Foto: Cássio Cavalleri

Os guardas municipais retiraram os tapumes e recolheram os colchões e roupas que estavam lá dentro. Em seguida, limparam a guarita, e agora seguem monitorando-a para evitar que os invasores retornem com a intenção de ocupa-la.

É importante salientar que sempre que os moradores perceberem uma ocupação ou movimentação estranha em espaços e prédios públicos, devem acionar a Guarda Municipal, como fez hoje um dos moradores do Bairro Santa Clara IV. O número para denúncias anônimas é o 153.

Veja nas imagens a seguir como estava o interior da guarita: