Movimentação política
Oficialmente as eleições ainda não começaram e as movimentações nos bastidores, partidos e lideranças políticas, é possível entender como se desenha a corrida pelo comando da prefeitura da 9º economia do Paraná.

Movimentação política I
Meu “urubu2020” estava agitado na noite dessa terça feira e vou até minha residência para grunear-me que pela região do clube mexa-se houve uma grande reunião com uma centena de empresários se mobilizando para definir nomes de pré-candidatos ao cargo de prefeitos além dos comandos partidários em Toledo.

Movimentação política II
O “urubu2020”, disse-me que só reconheceu Adelar Pelanka, Ascanio Butzge, Dr.a Simone Sponholz , Coniberto Nidermayer, Mário Costenaro, o secretário de agricultura Lídio Michels e o vereador Vagner Delabio. Dentre os presentes, segundo a ave penosa, havia uma grande motivação e a palavra de ordem era “renovação” no executivo.

[bsa_pro_ad_space id=7]

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Movimentação política III
Falando em renovação, o que se observa é que “novos” nomes estão se envolvendo com partidos políticos em nossa cidade e se colocando a disposição. Pela classe dos engenheiros, alguns nomes se predispõem em disputar a vaga do prefeito Lúcio de Marchi e são eles: Engenheiro Civil e diretor técnico da emdur Rodrigo Sales, do arquiteto Mário Cesar Costenaro e do empresário cimentício Cesar Kruger.

Movimentação política IV
Já pelo lado dos “novos” e detentores de cargos públicos que também pleiteiam a vaga estão Marcos Zanetti, Janice Salvador e Ademar Dorfschmidt. A grande novidade foi o nome do empresário e produtor agro Neodi Gabardo, além de cogitação do nome do empresário e presidente do COMDET Cesar Decesaro e do empresário e sempre bem contado Adelar Pelanka Holsbach.

Movimentação política V
Caros eleitores, prever um nome ou os nomes que irão disputar até dá. Mas, que as próximas eleições serão decididas antes do dia 08 de outubro de 2020 e não nas “urnas”, é o que se desenha.

Definindo-se
Ascanio Butzge, Lídio Michels, Mauri Ricardo Refatti entre outros nomes que se desfilaram do PDT em 13 de dezembro de 2018, estão definindo seus destinos partidários. Nessa terça feira dia 08 de outubro e secretário da agricultura de Toledo Lídio Michels, que já vem há tempos analisando a conjuntura partidária, assinou a ficha do PSD que em Toledo tem no comando o empresário Coniberto Niedermayer e na vice o vereador Vagner Delabio que endossou a ficha. Resta saber se os demais parceiros irão para o mesmo bloco.

“A Dor Francesa”
Nesta quarta-feira a jornalista e assessora parlamentar Edna Nunes será laureada pela conquista do 1º lugar através obra “A Dor Francesa” vencedora do 7º Concurso de Crônicas e Poesia Edy Braum. O evento transcorrerá ás 19h no Centro Cultural Ondy Helio Niederauer, na grande Vila Pioneiro em Toledo. PR.

[bsa_pro_ad_space id=7]

“A Dor Francesa”
……..o sotaque forte e carregado foi se misturando a uma narrativa triste. Ouvi palavras que eu não queria na mesma frase. Eu teria que unir uns três idiomas para dar conta de reescrever aquele trecho de dor. Quando finalmente recobrei minha razão, juntei as poucas palavras banhadas em desespero e a sentença estava posta. Havia um corpo negro, magro, triste e estrangeiro sem vida. A mulher chorava enquanto falava comigo em francês ao telefone. Parecia depositar em mim uma esperança que eu desconheço….ouça a narrativa em vídeo:
__zNtzLO7bVxBEVlwQIpMhRb0

Melhorias e recadastramento no transporte público
Depois de a empresa de transportes Sorriso de Toledo ter atendido e realizado diversos investimentos no serviço de transporte coletivo de Toledo que trouxe benefícios qualitativos e quantitativos para os usuários e, principalmente no cumprimento do contrato a empresa fará uma atualização nos cadastros dos usuários beneficiários da gratuidade.

[bsa_pro_ad_space id=7]

Melhorias e recadastramento no transporte público
O Decreto nº 648 que foi publicado estabelece novos critérios para a utilização do serviço do transporte coletivo urbano, de modo a se garantir a manutenção e a concessão do benefício às pessoas que efetivamente possuam tal direito, nos termos da legislação pertinente, evitando-se, assim, a possibilidade de concessão de benefícios indevidos, o que geraria impacto na tarifa técnica dos pagantes o que não seria justo. Maiores informações nesse link:

[bsa_pro_ad_space id=7]

[bsa_pro_ad_space id=7]