Ademar Dorfschmidt e Gabriela Kucharski em reunião com representante da Sesa. Foto: Divulgação

Hospital Regional será gerido por instituição filantrópica, via concessão onerosa; o projeto será encaminhado para a Câmara Municipal

Da Redação

Nessa tarde de quinta-feira (10), o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, a secretária de Saúde Dra. Gabriela Kucharski e Dr. Alexandre Gregório, assessor jurídico do Município, tiveram reunião decisiva em nossa capital com o secretário de Saúde do Paraná Beto Preto e com a assessoria jurídica do Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) para as tratativas da gestão no Hospital Regional.

Ademar saiu com a impressão de que algo importante ficou determinado. “Uma coisa eu acredito que ficou bem consolidado, que quem irá ser o gestor, deverá ser uma instituição filantrópica”, disse o vice-prefeito à Gazeta de Toledo.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Concessão onerosa

Ademar também nos contou sobre os avanços que estão por vir. “Agora nós estaremos avançando, na próxima semana, para a conclusão da escrita do projeto de lei para ‘concessão onerosa’, que será enviado ao Legislativo para que os vereadores apreciem essa modalidade”.

Segundo Dorfschmidt, essa ação é importante, “para que a gente possa estar avançando então com o processo licitatório em relação a instituição que estará fazendo a gestão do hospital regional em Toledo”.

Melhoras nos repasses

“Estamos otimistas com a reunião que nós tivemos. Saímos de lá com acréscimo também no valor dos repasses anunciados pelo Estado para o Município de Toledo”, contou.

Sobre o emprego desses recursos, o vice-prefeito disse que “conseguimos mostrar em planilhas a efetivação dos serviços, pela a equipe técnica, da Secretaria de Saúde do Município”. Ele continua com seu relato afirmando que “nós temos um objetivo de fazer em torno de 400 cirurgias por mês no Hospital Regional, e com certeza isso dará um impacto positivo para região Oeste do Paraná, em especial para a cidade de Toledo”.

Questões burocráticas

Ademar prossegue seu relato falando sobre os trâmites que estão por vir. “Diante disso eu acredito que basta agora nós vencermos as questões burocráticas, e também o término da obra, que acredito que nos próximos 40 dias, no máximo, será entregue pela construtora Guilherme. Dentro do quesito da gestão, está sendo feito aquilo que é necessário por parte da Secretaria Municipal de Saúde, junto com a secretária Gabriela Kucharski, e com a Sesa”.

Concluindo a declaração dada à Gazeta de Toledo, Ademar aproveita para fazer um agradecimento. “Quero registrar também um agradecimento ao prefeito Beto Lunitti, que tem me dado a oportunidade de acompanhar esse processo de perto, já que é um processo moroso e que precisa de um acompanhamento dos gestores. E a gente está fazendo isso em nome do prefeito Beto Lunitti”.