Urna eletrônica. Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

A força que Toledo não tem

Constantemente somos uma cidade premiada em vários segmentos. No agro, na saúde, nos esportes individuais, nos programas governamentais e até pelo Tribunal de Contas do Paraná, como uma cidade que tem em seus gestores a melhor “transparência” pública.  Isso nos enche de orgulho para podermos estufar o peito e bradar que somos o melhor, em tudo isso e mais um pouco.

A força que Toledo não tem I

Quando tínhamos nossos representantes políticos eleitos pelos cidadãos toledanos e oestinos, enchíamos o peito para falar em obras-sobre-obras. Hoje, repito, não temos essa força política, que seria mais uma alavanca para a região, tracionando nossos empresários e lideranças, a nível de Estado e da União.

A força que Toledo não tem II

A força que Toledo não tem hoje se explica pelos 22.823 votos que os munícipes pulverizaram nas urnas, distribuindo-os para exatamente 376 candidatos de todo o Estado. Democracia é isso, o cidadão eleitor vota em quem quer, mas ao exerce-la, o ônus pode ser cobrado à coletividade. No caso de Toledo, deixamos de eleger pelos menos dois deputados estaduais, quem sabe até três. Amanhã quero citar os números dos votos destinados aos nossos candidatos, que não se elegeram, e apresentar também onde eles conquistaram esses votos.

De 500 quilos para 2,5 toneladas

Na manhã desta quarta-feira (16/02), o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt, que esteve em Curitiba, entregou à Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento) um ofício solicitando que uma alteração seja feita no SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), permitindo a ampliação do volume de abate diário de peixes, que na região está limitado a 500 kg por dia.

De 500 quilos para 2,5 toneladas I

A intenção é ampliar essa capacidade para 2.500 kg de peixe abatidos por dia, algo que a agroindústria local consegue alcançar, mas que infelizmente não pode realizar devido à limitação imposta pelo Sistema Unificado de Sanidade.

De 500 quilos para 2,5 toneladas II

Diante da exposição do histórico da produção local, levada pelo vice-prefeito de Toledo e respaldada pelas empresas Frigokohler Frigorífico de Peixes, Sardella Pesque Pague, Industria de Pescados Entre Rios, Frigocosta e Mwutzke Distribuidora de Alimentos, os representantes do setor solicitam que o secretário Ortigara interceda pelas agroindústrias e o futuro de cada uma delas e de tantos pequenos piscicultores.

Matéria completa em Vice-prefeito de Toledo leva à Seab importante demanda para fortalecer agroindústrias de pescados da região

Dos leitores

Quero fazer um registro, digno de nota na sua coluna diária. No dia de hoje, quarta-feira, necessitei de um atendimento médico, junto ao Posto de Saúde do Centro. Atendido pelo Doutor Rodrigo e toda a equipe do Posto (enfermeiros, atendentes…). Um atendimento humanizado, extrema Educação, presteza, agilidade, cortesia. Assim, registro como usuário, cidadão e contribuinte. Um atendimento EXCELENTE! Muito obrigado!

Sendo muito honesto, coisa de gratidão!