Santo Antônio. Foto: Shutterstock

Da Redação

O mês de junho em todo o Brasil, e Toledo não fica de fora, é marcado pelas festas juninas, e também de Santo Antônio, nesta quinta-feira (13 de junho), São João (24) e São Pedro (29). 

O primeiro santo comemorado neste mês junino, é Santo Antônio, o ‘santo casamenteiro’. “Santo Antônio ganhou essa a fama. Na verdade, Ele está relacionado as causas sociais; dos pobres, excluídos, moradores de rua, das pessoas que não tem voz, nem vez, não tem casa e comida. A sua vida foi de doação e entrega”, recorda o padre Mauro Cassimiro, pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo, da cidade de Toledo.     

“Santo Antônio que viveu nas Ordens dos Franciscanos, ajudou uma mulher que não conseguia casar, e ela queria muito casar e todos os namorados que ele arranjava, não dava certo, por vários motivos, até que um dia ela procurou Santo Antônio, que fez uma oração e benção, e ela conseguiu um namorado e depois se casou. O motivo seria esse.  No Brasil, Ele é venerado santo casamenteiro, o pedido e oração que se faz ao santo, não é pecado, mas a missão maior de Santo Antônio é em relação as obras sociais”, relata o padre Mauro Cassimiro.      

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Ele disse que as festas juninas são relacionadas aos nossos santos: São Pedro, São João e Santo Antônio e tem essa ligação porque faz parte de uma festividade popular. Enquanto os nossos santos têm o sentido religioso de suas vidas e testemunhos, a festa junina teve início com os europeus; em Portugal e na França, por volta do século XVI, depois foi trazida para o Brasil, sendo uma maneira de oferecer os produtos da agricultura, era uma festa pagã, voltado ao plantio e colheita. Entra na nossa cultura, do qual cada região tem seus produtos típicos, na nossa região Sul, é o pinhão.  O objetivo é festejar, é uma festa popular e acessível para todos.  Os nossos santos como se comemora no mês de junho, se aproveita a data para festejar e comemorar” explica o padre Mauro Cassimiro.