Abre nesta segunda-feira,8, em Toledo, a XIX Mostra de Circo Social e XII Festival Nacional de Circo, realizado anualmente para mostrar os projetos executados no município e na região, proporcionar uma troca de experiências e também difundir a arte circense. A abertura oficial será à noite, a partir das 19h. Autoridades e público em geral serão recebidos na frente do Teatro Municipal de Toledo em um Sarau de Gala. Nas escadarias do espaço, conta a coordenadora do projeto de Circo Social do Circo da Alegria e da XIX Mostra e XII Festival, Paula Bombonatto, serão realizadas apresentações, pronunciamentos das autoridades e entrega de medalhas aos colaboradores.
“A proposta é realizar algo diferente e relacionado ao tema proposto para o evento, que dá continuidade a um trabalho iniciado no ano passado de incentivo à leitura e a produção literária”, relata. Integrantes do Clube da Poesia, Academia de Letras e Associação de Escritoras de Toledo vão mostrar os seus trabalhos, juntamente com a Orquestra Sinfônica de Cascavel.
Depois todos serão convidados a entrar do Teatro para a estreia do espetáculo Circo e Letras, capítulo 2, a escrita de si, do Circo da Alegria. Antes, Fabrício Soares Izaias, que é cadeirante e participa do projeto naquela cidade, fará uma performance especial. A escrita em si traz ao palco uma espécie de diário dos alunos, em que eles relatam as suas memórias, as suas experiências, os momentos de convivência no circo, em família e na sociedade.
“É a conexão consigo mesmo, através do papel e da caneta, do registro de memórias que permitem ver e reviver a própria, viajar através da música e do movimento, onde a fantasia torna-se realidade e a realidade transforma-se em poesia”, resume Paula.
No elenco, estão alunos que participam do projeto, incluindo iniciantes de várias turmas. “É uma oportunidade que eles têm de vivenciar uma experiência única, a apresentação para um público grandioso, em um local como o Teatro Municipal, com figurinos, maquiagens, adereços e coreografias especiais. Além disso, tem o compromisso, responsabilidade e disciplina com relação aos materiais utilizados, ensaios, entre outras exigências, de acordo com a idade e possibilidades de cada um”, comenta Paula.
A Mostra e o Festival proporcionam ainda uma troca de experiências com crianças e jovens de outros projetos sociais, bem como a possibilidade de interagir de uma forma muito próxima com grandes artistas circenses. Os alunos podem acompanhar os espetáculos e participar de oficinas ao longo da semana. Segundo Paula Bombonatto, os artistas que vem para Toledo tem um carinho muito especial com as crianças e jovens que participam dos projetos sociais e fazem questão de dividir conhecimentos e experiências, contribuindo para melhorar os resultados.
23 municípios participam da Mostra
As apresentações da XIX Mostra serão nos dias 9, 10 e 11(terça, quarta e quinta) com sessões às 9 e às 14h no Teatro Municipal de Toledo. Ao todo são 23 municípios que vão mostrar o que estão fazendo em suas respectivas cidades para a formação cidadã de crianças e jovens através da arte. O acesso é livre e várias escolas já confirmaram a presença dos seus alunos.
Na quinta-feira, 11, será realizado um show de variedades, em palco aberto, no picadeiro do Circo da Alegria, a partir das 20h. Serão realizadas apresentações circenses, musicais e emissão da carteira de monociclo, mediante avaliação que poderá ser acompanhada pelo público. Para receber o certificado, os alunos deverão cumprir uma série de requisitos práticos, assim como ocorre com a emissão da carteira de motorista.
Depois disso, os grupos inscritos previamente e que ficarão alojados em Toledo vão participar de uma roda de conversa para discutir os novos desafios do circo social.
Na sexta-feira, 12, durante todo o dia, serão ministradas oficinas no Circo da Alegria para alunos e instrutores. À noite, a partir das 19h, a programação encerra com apresentações de grupos artísticos locais convidados, o espetáculo Bravata Volante, da Cia Bravata, de São Paulo, e a Noite de rock e fogo com apresentações de bandas e pirofagia.
A XIX Mostra de Circo Social e o XII Festival Nacional de Circo são realizados pelo Circo da Alegria/prefeitura de Toledo com recursos da Lei Aldir Blanc/Ministério da Cultura e o apoio da escola municipal Anita Garibaldi e Circo Ático, entre outros parceiros.
Fonte: assessoria