O programa está sendo implementado simultaneamente em 84 municípios do Paraná
Maripá avança na implementação da Rota Turística Caminhos do Peabiru. No dia 29 de setembro, membros do Grupo de Trabalho Municipal realizaram uma visita técnica para analisar a rota sugerida para o município, que inclui uma rota principal e diversas rotas secundárias, destinadas a divulgar atrativos turísticos locais, públicos e privados, como orquidários, portal turístico e restaurantes.
O programa está sendo implementado simultaneamente em 84 municípios do Paraná e tem como objetivo promover turismo sustentável e a preservação ambiental, valorizar o patrimônio histórico e cultural do Paraná, conectar municípios e fortalecer o desenvolvimento econômico local, além de incentivar o bem-estar e o uso consciente das trilhas.
Segundo a diretora de Turismo de Maripá, Camila Angst, a rota turística é uma oportunidade de atrair visitantes ao longo de todo o ano, mesmo fora do período das festas tradicionais, impulsionando a economia local de forma contínua. “A visita técnica foi essencial para avaliarmos cada detalhe da rota e garantir que nossa cidade ofereça experiências turísticas de qualidade, valorizando os atrativos locais e promovendo um turismo realmente sustentável.”
O Caminho do Peabiru é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná, conforme a Lei Estadual nº 21.046, sancionada em 5 de maio de 2022, e integra o Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru, instituído pelo Decreto Estadual nº 8.025/2024. A iniciativa promove o turismo responsável, o desenvolvimento social e econômico e a preservação ambiental e cultural, conectando o Paraná de leste a oeste e valorizando as comunidades locais.
Entre os dias 15 e 25 de outubro, a população poderá participar da consulta pública, conferindo a rota e contribuindo com sugestões para o fortalecimento do turismo no município. A participação da população é fundamental para que Maripá consolide sua posição na rota e fortaleça o turismo local de forma sustentável e integrada.
Fonte: Ascom/Pref. de Maripá