Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Veterinária de Toledo passa dicas úteis para os cães, nestes dias frios

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Com temperaturas baixas, a exemplo dessa segunda-feira, 27, e desta terça-feira, quando a previsão é de que a máxima não ultrapasse os 13 graus, todos sofrem com frio, o ar gelado, ventos, e, além do mais, da chuva persistente.

O ser humano, todos sabem, sente frio, uns mais, outros menos, mas, e os animais domésticos; cachorros e gatos, também sentem frio? Muitas pessoas afirmam que o cachorro sente frio. No entanto, outras relatam que, por serem peludos, os pets não precisam se proteger das baixas temperaturas. Afinal, existem animais que até moram na neve!

DICAS IMPORTANTES – A médica veterinária e proprietária de um pet shop, em Toledo, Karla Benitez, disse que ao levar o cãozinho para passear tem que cuidar para quando voltar, secar bem dentro das patinhas, entre os coxins. Evitando assim, dermatites e lesões fúngicas.

Ela menciona ainda que as roupinhas sempre são uma boa opção, ainda mais para animais com pelagem curta. “No caso se o animal for peludinho lembrar da escovação diária, evitando assim nós nos pelos, e mantendo a saúde da pele e pelos. Lembrar de  colocar cobertas ou caminhas quentinhas”.

De acordo com Karla, é necessário ter atenção redobrada para os cães que dormem em casinha fora de casa. “ Forrar com papelão e colocar cobertas. Optar por lugares onde não tenha correntes de vento. É importante que a casinha tenha pés um pouco mais altos ou pode ser colocada em cima de estrados de madeira”.

Muitas pessoas afirmam que o cachorro sente frio. Foto: arquivo pessoal

Outra dúvida frequente é relacionada aos banhos. A médica veterinária indica uma diminuição na frequência dos banhos. E se possível levar ao pet shop por conta de oferecer um ambiente aquecido e equipamentos e realizem a secagem mais rapidamente e de forma completa. “Em lojas especializadas, existem também produtos para banho a seco, no qual consegue fazer a higienização sem molhar os pelos. É uma época que os animais têm maior gasto energético para regular a temperatura corporal, podendo assim desequilibrar o sistema imunológico, se tornando mais susceptível a doenças respiratórias. Nesse caso, é de extrema importância oferecer uma dieta equilibrada, ração de qualidade Premium ou superior e em quantidades adequada, incluindo uma boa hidratação”.

“Atenção a animais filhotes e idosos que têm mais dificuldades em manter uma termorregulação. Em cães idosos nesta época é comum sentirem mais desconforto e dores, fique atento aos sinais e procure um médico veterinário para orientar a melhor conduta.  Existe também no mercado de vacinas, que previnem doenças do sistema respiratório. Vale lembrar de manter a carteirinha do seu pet sempre atualizada”, ressalta Karla Benitez.

Como saber se o cachorro está com frio?

É difícil saber a partir de quantos graus o cachorro sente frio. Geralmente, quando a temperatura está baixa para os seres humanos, também está para o pet. Entretanto, o peludo pode apresentar alguns sinais facilmente reconhecidos pelo tutor.

Caso o pet esteja encolhido em um cantinho da casa, é muito provável que precise de um bom cobertor para se aquecer. Tremores também são características comuns em cães não aquecidos. Normalmente, isso acontece quando os pets saem de casa, já que a temperatura é ainda menor do lado externo.

Outros sinais apresentados quando o cachorro sente frio são:

patas e orelhas geladas;

sono maior que o normal e postura encolhida;

movimentos respiratórios lentos;

prefere ficar deitado e abrigado;

busca por locais mais isolados para se abrigar;

busca por locais mais aquecidos da casa;

permanência ao sol;

costume de dormir junto a outro pet da casa.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2793 – 25/09/2025

Cotações em tempo real