Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte: CEPEA
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vertedouro de Itaipu foi aberto no domingo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Operação decorre das chuvas registradas na bacia incremental de Itaipu

Às 1h50min deste domingo (13), foi aberto, de forma programada, o vertedouro da usina de Itaipu para controle do nível do reservatório, em razão das chuvas registradas na bacia incremental de Itaipu, isto é, nos rios que desaguam no reservatório da usina.

Foi aberta a calha esquerda do vertedouro, com uma vazão de 1.700 m³/s. Às 2h43min a vazão vertida foi elevada para 3.100 m³/s, podendo chegar a 3.800 m³/s à tarde e reduzindo no final do dia.

O vertimento deve permanecer dessa forma até que a condição hidrológica retorne a um patamar que possibilite o fechamento do vertedouro.

Itaipu continua atendendo às necessidades energéticas do Brasil e do Paraguai. A usina é do tipo a fio d’água, caracterizada por ter um reservatório com pouca capacidade de armazenamento.

As informações sobre os níveis do Rio Paraná à jusante (abaixo) da usina podem ser acompanhadas no Boletim Hidrológico, atualizado diariamente no site oficial da Itaipu: www.itaipu.gov.br.

Foto: Abel Rojas/Itaipu Binacional

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2829 – 27/08/2026

Cotações em tempo real