A Câmara de Toledo realizou nessa segunda-feira, dia 4 de novembro, sua 38ª Sessão Ordinária, quando apreciou em turno único de votação o Recurso N° 005/2024, contra decisão da Comissão Especial do Projeto de Resolução N° 22.
A Comissão Especial discutiu a proposição que “altera o Regimento Interno da Câmara Municipal de Toledo”, de autoria da Mesa. O recurso, de autoria do vereador Dudu Barbosa, solicita a reconsideração da decisão negativa ao Artigo 199-A, dispositivo que trata sobre a instauração do voto por escrito ou por meio de aplicativo de votação para os vereadores em viagens oficiais. O recurso foi rejeitado por 13 votos a 4.
Os vereadores votaram o pedido de tramitação em regime de urgência para o Projeto de Lei n° 156/2024, que “Estabelece diretrizes para implantação do Programa “Toledo Rosa de Janeiro a Janeiro”, para rastreamento de câncer de colo de útero e mama”. O texto, assim como o pedido de urgência, é de autoria da vereadora Olinda Fiorentin. A solicitação foi aprovada por unanimidade.
A sessão também teve apresentadas Indicações, da Indicação N° 1129 à Indicação N° 1147, além de um Requerimento, N° 086.
Moções destacam salvamento de bebê e década de empresa
A moção proposta pelo vereador Damião Santos, apoiada pelos demais vereadores, destacou a ação da guarda municipal Elaine Klein, por salvar o bebê de apenas 16 dias, de um engasgo com leite materno, no dia 24 de outubro, em Toledo. A homenagem destaca seu conhecimento, dedicação, praticidade e rapidez no salvamento. Na última terça-feira (30), Elaine recebeu Certificado de Bravura, entregue no Gabinete do Prefeito.
Por seu lado, a moção a Cícero Marinho Xavier Martins e Ronize Fantin Martins, proposta pelo vereador Roberto Souza e apoiada pelos demais, destaca os atendimentos de sua empresa nestes dez anos e a comemoração no Parque Ecológico Diva Paim Barth no dia 10, às 16h. No período foram 12.098 serviços de carros de apoio, 1.412 empréstimos de materiais convalescentes, 1.008 funerais pagos para associados e dependentes e 1.583 agendamentos de consultas com clínicas conveniadas com desconto direto ao associado do Sistema Pax Cristo Rei.
Fonte: Departamento de Comunicação/Câmara de Vereadores