Por Marcos Antonio Santos
Leoclides Bisognin foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Toledo em 2021 com o apoio do Partido Progressista (PP). Durante seu mandato, ele liderou a casa legislativa, priorizando questões de interesse do município, buscando fortalecer o diálogo entre os vereadores e atender às demandas da comunidade local.
O apoio do PP foi fundamental para sua eleição, consolidando a força do partido no cenário político municipal de Toledo naquele período. Nas eleições municipais realizadas nesse domingo, dia 6, Bisognin não conseguiu se eleger pela oitava vez, obtendo 579 votos. Na história de 71 anos do Legislativo de Toledo, ele é o único com sete mandatos, sendo cinco consecutivos. Mesmo com tantos anos como vereador, em 2021 ele foi, pela primeira vez, eleito presidente da Casa de Leis com 17 votos, incluindo os de cinco vereadores do PP.
Na Sessão Suplementar dessa terça-feira, dia 8, os vereadores Chumbinho Silva e professor Oseias Soares, ambos do Progressistas, fizeram questão de enaltecer a história e a conduta de Bisognin à frente da Câmara Municipal.
Oseias comentou que, enquanto outros candidatos do MDB tiveram a colaboração da máquina pública na campanha eleitoral, Bisognin foi deixado de lado pelo próprio partido.”Enquanto Beto Lunitti estava tentando se reeleger prefeito de Toledo, Bisognin estava nesta casa defendendo o MDB. Como candidatos oponentes, vimos o que a gestão fez, um verdadeiro descaso. Quatro, cinco secretarias trabalhando para a Marli (do Esporte – MDB – 2.604 votos), vimos secretários trabalhando para o Dudu (Barbosa – MDB – 1.096 votos), isso é fato. Talvez o Bisognin não fale isso, mas eu gostaria de dizer pela história que ele teve nesta casa. Estávamos nos bastidores, vimos e dissemos: isso não é bom. Quando passamos no Jardim Europa e vimos um monte de cargos de comissão com a bandeira de outro candidato, e alguns zombando, tirando sarro de nós durante a caminhada, lá vimos um monte de cargos pedindo votos. Também pensamos: não vimos ninguém levantar a bandeira do Bisognin. Gostaria de dizer que esse grupo não é o PSD; esse grupo que estava é o MDB. Sempre foi, e passou a ser PSD por conveniência de uma eleição. Bisognin, como líder do Progressistas, nós reconhecemos a tua importância neste parlamento, no diálogo e na história. Você, junto com Luiz Fritzen (PP – 884 votos), são de longe os dois vereadores mais importantes do Legislativo de Toledo. Se houver dois capítulos na história do Legislativo, um será sobre Fritzen e o outro sobre Bisognin. Queremos aprender a não cometer os mesmos erros com Fritzen, porque ele é igual a você. Não podemos dar as costas a quem trabalhou para que chegássemos onde estamos hoje. Se temos um parlamento com toda essa tecnologia, é porque, no passado, havia um parlamento que usava máquinas de escrever, e lá estava o Bisognin. Volto a dizer que a equipe da atual gestão deu as costas à história. Meus parabéns, Bisognin”, afirma.

BALUARTES – Chumbinho Silva destacou o trabalho de Bisognin e de Beto Scain, que também não foi reeleito (MDB – 592 votos). “Se tivesse acontecido comigo, e o meu prefeito tratasse a candidatura dos baluartes do MDB com tanto descaso, como foi o caso de Bisognin e Beto Scain, eu teria abandonado a minha campanha. Scain nunca abandonou o MDB. Bisognin é o remanescente mais antigo que fundou este partido em Toledo e que tem seu devido valor. E vimos todo um aparato sendo utilizado em prol de um ou dois candidatos. O majoritário, no mínimo, tem que fazer campanha para toda a coligação. No passado, o Progressistas também enfrentava esse problema, focando em dois ou três coronéis endinheirados, mas, graças a Deus, com as redes sociais, esse coronelismo acabou. Hoje, se elege quem a população acha que tem valor e realiza um bom trabalho, quem tem um currículo sólido a oferecer ao povo. Minha solidariedade ao descaso que fizeram, especialmente com um ícone da política de Toledo, como Bisognin. Eu já disse lá atrás, para algumas pessoas da coligação deles, que, com a minha cabeça quente, eu teria abandonado a campanha. Lembrando que nós, do Progressistas, fomos os primeiros na história a votar em um presidente da Câmara de Toledo do MDB, que foi, em 2021, Leoclides Bisognin”, ressaltou Chumbinho Silva.
Você precisa fazer login para comentar.