Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores do Oeste do Paraná participam de formação voltada a atuação do agente público

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Depois de uma primeira etapa de formação para presidentes e vice-presidentes de câmaras de vereadores, agora a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu ampliam o ‘Programa de Formação de Vereadores: O Agente Público do Século XXI’ para todos os legisladores. A ação conta com apoio da Associação de Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop) e tem como objetivo contribuir com o papel do legislativo como agente de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o ODS que trata de cidades e comunidades sustentáveis.

O programa se divide em dois módulos. O primeiro que ocorreu nesta quarta-feira (22) e o segundo, uma continuidade do primeiro módulo, será no 06 de outubro.

O processo formativo é conduzido pela facilitadora Regina Migliori, consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), professora nos MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz de São Paulo e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Pauta

Os conteúdos trabalhados são: O legislativo e os desafios do século XXI; Ética, lei e valores; Planejamento estratégico do mandato; Vereador como agente de desenvolvimento sustentável; Interação entre os agentes públicos do legislativo e executivo; Abordagem sistêmica do vereador como agente público empreendedor; Criação de valor para o mandato; e as dimensões de impacto da atuação do vereador.

Desenvolvimento regional

O presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, ressaltou a responsabilidade dos legisladores quanto à gestão pública. “No poder público para tudo é necessário ter lei regulamentando, o que nos municípios é feito pelos vereadores”, frisou. “Devemos ter a humildade de procurarmos nos informar. As coisas mudam com uma velocidade extraordinária e por isso este evento é importante”, ressaltou Trento.

A Itaipu é o elemento de geração de energia e de recursos para a região e torna-se um vetor de desenvolvimento. São diversas ações e as prefeituras são os grandes parceiros, com convênios, ou contratos, muito bem estabelecidos. Uma série de ações já foi desenvolvida, com base, por exemplo nos ODS, segundo o superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional, Ariel Scheffer da Silva, que também enaltece as ações na região Oeste do Paraná.

O atual presidente da Acamop, vereador de Céu Azul, Jorge Rieger, ressalta que o momento é muito importante para o aprendizado, tendo em vista que os vereadores são o elo mais próximo à população.

Para esta segunda etapa da formação estão inscritos  112 vereadores de 46 municípios do oeste do Paraná e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios da Região Sul do Mato Grosso do Sul (Conisul).

Fonte: Comunicação Lindeiros

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real