Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores aprovam LDO 2021 em primeira votação por unanimidade

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Câmara de Toledo aprovou por unanimidade na sessão de segunda-feira, dia 31, a proposta da LDO-Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021.

 A LDO para o próximo ano está prevista no Projeto de Lei n° 57, que “estabelece as metas e prioridades da administração municipal para o exercício de 2021, além de orientações à elaboração do Orçamento-Programa do Município de Toledo, para o exercício de 2021”, conforme sua ementa.

A relatora acolheu dez das emendas em seu relatório, entre elas uma retirando R$ 300 mil dos recursos previstos para a Câmara de Toledo. O texto deve ser votado em turno final na próxima sessão ordinária, na terça-feira, dia 8, devido ao feriado alusivo aos 198 anos da Independência do Brasil, em 7 de setembro.

O projeto da LDO 2021 foi entregue pelo Poder Executivo à Câmara de Toledo em 15 de junho e lido em plenário no dia 22, iniciando sua tramitação, que regimentalmente está a cargo da CFO-Comissão de Finanças e Orçamento.

O projeto da LDO deve ter sua apreciação concluída até três meses antes do encerramento da sessão legislativa. Com a ampliação do ano legislativo em Toledo para a segunda metade de dezembro este prazo é na metade final de setembro, quando a Câmara de Vereadores deve devolver o projeto da LDO ao Executivo para sanção.

Na Lei de Diretrizes Orçamentárias são fixadas as linhas principais da LOA-Lei Orçamentária Anual para o ano de sua abrangência. O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 e composto de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual – LOA. O projeto entregue à Câmara e encaminhado à CFO prevê as diretrizes orçamentárias de Toledo para o ano de 2021, instruindo assim a futura elaboração da LOA 2021, tudo baseado no PPA 2018-2021. A LDO 2021 é a última do atual PPA, que rege o planejamento municipal por quatro anos, de 2018 até o ano que vem, e balizará as ações do prefeito toledano a ser eleito nas eleições municipais deste ano, inicialmente previstas para 4 de outubro. Devido à pandemia do coronavírus Sars-Cov-2, as eleições foram transferidas pelo Congresso Nacional para 15 de novembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real