“Nossa luta é para que os pequenos empresários possam ter oportunidades iguais de crescimento”. A declaração foi feita pelo vereador Marcos Zanetti na manhã de quarta-feira (30), durante a reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Economia, justificando a alteração de sua autoria no projeto de lei 151/2019 do Executivo. O dispositivo trata da licitação de 54 terrenos para a implantação de empresas no município de Toledo.

Zanetti apresentou emenda ao texto base do Executivo e argumentou com os presentes sobre o risco de criar desigualdades entre os pequenos e grandes empresários no edital de licitação dos espaços. “A alteração é uma forma de evitar que quem já possui um lote compre outro e tire a oportunidade do empresário que precisa sair do aluguel. Eu vejo que temos que agir de forma justa para garantir o acesso dos pequenos empresários que terão a oportunidade de crescer, gerar empregos e então ter condições de uma disputa mais equilibrada no mercado”, defende.

Marcos lembrou que o primeiro edital precisa ser aberto de forma que proporcione ao pequeno empresário uma oportunidade de viabilizar seu negócio, já que muitas vezes esbarra nas dificuldades econômicas e não sobrevive ao atual momento econômico. “Temos sempre que lembrar que facilitar a compra do terreno não deve ser o único incentivo para os empresários e eu espero que o município de Toledo não vire as costas para os pequenos e nem deixe de criar outros incentivos aos grandes empresários”.

“Todos merecem ter um ambiente favorável ao desenvolvimento e isso é possível sem prejudicar os mais frágeis nessa cadeia econômica”, afirmou Marcos Zanetti, que teve o apoio e o voto dos vereadores Gabriel Baierle e Walmor Lodi. Os parlamentares ressaltaram a importância de que o processo seja justo e transparente para todos.

O relatório desfavorável do vereador Gabriel Baierle recebeu apenas o voto do vereador Renato Reimann. O texto alterado volta para duas outras comissões para depois seguir para aprovação na Casa de Leis.