Foto: Divulgação

O vereador Gabriel Baierle (DEM) disse nesta terça, dia 19, ser contra a implantação de uma praça de pedágio na BR 467 entre Cascavel e Toledo. O parlamentar convidou os vereadores de Toledo para assinarem conjuntamente os ofícios que serão enviados ao Governo do Paraná e o Ministério da Infraestrutura manifestando a opinião. “Precisamos que todos somem forças para que a região Oeste não seja onerada com este pedágio”, comenta o vereador. Ele diz estar ciente que este assunto é apenas a ponta de uma discussão maior que são as concessões das praças de pedágios em todo o Paraná.

A manifestação ocorre diante da divulgação de estudo feito pela Empresa de Planejamento e Logística S.A. e discutido junto com o Ministério da Infraestrutura para adição de 15 novas praças de pedágios no Paraná, que já conta com 25. O estudo prevê que elas estejam em operação dois anos após a celebração dos novos contratos de concessão. Os atuais vencem em novembro deste ano.

Nos ofícios o vereador argumenta que a região Oeste do Paraná possui sua economia baseada na força do agronegócio com a presença em seu território de dezenas de cooperativas que utilizam, principalmente, de rodovias para o transporte de seus produtos e que as indústrias instaladas na região, incessantemente, buscam novos mercados e, portanto, necessitam minimizar os custos para alcançá-los.

Considera também que na região existe um grande polo universitário em que há o deslocamento de milhares de estudantes que transitam entre as cidades para a busca da qualificação. Ainda que o trecho entre Cascavel e Toledo já está duplicado com custos bancados por recursos públicos, por óbvio, provenientes do pagamento de impostos, em parte, da população oestina. Além disso, considera que as cidades da Região Oeste do Paraná têm fortes ligações entre si na prestação de serviços, especialmente na área de Saúde, no comércio e na indústria.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

“Se o estudo se concretizar e for instalada a nova praça de pedágio entre Toledo e Cascavel, consideramos que vai onerar ainda mais a vida regional, já tão sobrecarregada de impostos, vai dificultar e até inviabilizar grande parte do desenvolvimento econômico, social e educacional”, disse Gabriel Baierle. “Nos solidarizamos à população do Oeste do Paraná, bem como estamos ao lado de cooperativas, indústrias, comércio e prestação de serviços para, numa só voz, nos manifestarmos contrários a esta nova praça de pedágio entre Toledo e Cascavel”, finaliza o vereador.

Fonte: Assessoria