A tempestade provocou destelhamentos e arrancou coberturas metálicas. O Simepar já previa risco de fenômenos severos no Paraná e agora analisa dados e imagens para confirmar se houve tornado.
Na tarde desse sábado, 10 de janeiro, tempestade provocou destelhamentos e arrancou coberturas metálicas. O Simepar já previa risco de fenômenos severos no Paraná e agora analisa dados e imagens para confirmar se houve tornado.
Moradores de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, registraram na tarde desta semana uma forte tempestade, com ventos intensos que causaram destelhamentos em residências e até o arrancamento de coberturas metálicas.
Os vídeos gravados por populares mostram a força das rajadas, que atingiram vários pontos do município, deixando moradores assustados com o cenário.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) já havia emitido previsão alertando que algumas regiões do Estado poderiam enfrentar condições severas, inclusive com risco de tornado. Agora, equipes técnicas analisam dados e imagens recebidas para determinar se o fenômeno ocorrido na cidade pode ter sido, de fato, um tornado.
Segundo o Simepar, rajadas com essa intensidade podem provocar: queda de galhos e árvores,
destelhamentos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e riscos para pessoas em áreas abertas
A recomendação é que a população mantenha atenção durante temporais, evite ficar próximo de árvores, estruturas metálicas e locais expostos, e acione os órgãos de emergência em caso de risco.





