Foto: Blog do Fabio Cardoso

Meus “urubus-marquises” me grunhiram que nesse mês de dezembro haverá uma série de mudanças na administração do prefeito Beto Lunitti. Claro que eles só confirmaram a informação do próprio prefeito, quando da entrevista concedida à Gazeta de Toledo, dia 05 de novembro, que afirmou fazer umas mudanças, segundo ele, para melhor.

Quem sai, quem fica e quem ascende

Creio que o primeiro a ser demitido será Carlos Nascimento, hoje secretário da FUNTEC, ascendendo em seu lugar o atual diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Renato Trach, lotado na Secretaria de AgroDesenvolvimento. No lugar do Renato Trach, a nova contratação será a do sociólogo Amir Kanitz.

Quem sai, quem fica e quem ascende I

Também acredito que outro servidor que deverá ser valorizado pelo prefeito e ascender do cargo de diretor para secretário, será o jovem Andriws Todeschini, também lotado na Secretaria de AgroDesenvolvimento. No lugar de Andriws, outro dinâmico jovem que está cotado para ocupar o cargo de diretor de Indústria e Comércio se chama Michel Becker.

Quem sai, quem fica e quem ascende II

Luiz Gilberto Birk é outro ex-servidor, hoje aposentado, que deve voltar à prefeitura a convite do prefeito Beto Lunitti. Ele deverá assumir a Secretaria da Fazenda. Também se ventilou mudanças na Secretaria da Juventude, mas nada de concreto até hoje.

Quem sai, quem fica e quem ascende III

Para a Secretaria de Segurança e Trânsito teria sido ventilado a volta a Toledo do Cel. Péricles de Matos, que hoje está como secretário municipal de Defesa e Trânsito de nossa capital Curitiba. Ele, ao se despedir de Toledo, disse que quando tivesse uma oportunidade voltaria, pois Toledo seria a cidade que ele queria para viver sua aposentadoria e se dedicar à população. Bom seria, mas existem outros nomes na algibeira de Beto.

Para deixar bem claro: nada está confirmado. São análises da minha visão político-administrativa, uma vez que tenho essa liberdade para postar meus conhecimentos e, quem sabe, erros.

Simulação das PMs em Toledo e a ação da quadrilha em Guarapuava

Nessa segunda-feira à noite para terça-feira de madrugada, foi realizada em Toledo uma simulação de combate a crimes violentos, organizada pelo 19º BPM de Toledo, com participação do BPFron, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Pelotão de Choque da Cascavel e Bombeiros de Toledo.

Moradores que não sabiam da ação assustaram-se com os tiros de festim, fogos e sonoros das sirenes das viaturas, e ligaram para a corporação para comunicar o tiroteio ocorrido no evento, que foi realizado em pontos diferentes da cidade. Essa simulação nos remete àquela ação real dos quadrilheiros que no ano passado tentaram assaltar uma sede de guarda valores, na cidade de Guarapuava, que resultou na morte de um PM. Vídeos das ações nesse link:

Republicando de Toledo emite nota sobre entrevista do vereador Dudu Barbosa

O Partido Republicanos de Toledo, após analisar a entrevista do vereador líder de governo Dudu Barbosa, sobre a sua provável expulsão do partido e de sua não abertura de espaço aos suplentes de vereadores, vem a público fazer as seguintes ponderações:

  1. Durante o último pleito eleitoral, o vereador apoiou candidatos de outros partidos conforme provam inúmeras as artes publicitárias e matérias de campanha política, que são de domínio público;
  2. Não procurou a direção local do partido para se colocar a disposição e apoiar os candidatos da sigla;
  3. Dois anos se passaram e ele não abriu mão sequer de 15 dias para os suplentes, como tinha prometido ao presidente e como havia confirmado em suas entrevistas à imprensa local;
  4. Nas ações do diretório local, a pedido da direção estadual para aumentar o número de filiados em Toledo, prometeu fazer várias filiações, mas sequer filou seu assessor de gabinete para se juntar aos 117 que aderiram ao partido;
  5. O partido teve que cobrar as contribuições atrasadas, compromisso esse que é estatutário;
  6. Ele afirmou na entrevista que o partido e sua direção nunca o procuraram para sugerir “pautas” ou para o elogiar. De fato, ele nunca abriu espaço ou oportunidade para receber as sugestões, nem mesmo nas poucas reuniões em que compareceu;
  7. Sobre a sua possível expulsão do partido, o tema será pauta da próxima reunião partidária local e estadual.

Assim sendo, democraticamente, sugerimos que o mesmo, dê entrada à ficha do MDB, que sabemos já estar assinada, nos liberando de compromissos futuros.