Cada vez que vai ao supermercado, o consumidor se depara com novidades em alimentos. A demanda por produtos sem glúten e sem lactose ganha espaço nas gôndolas. A diversidade é tão grande que até seções completas são dedicadas a esses produtos.
Devido ao interesse na produção desses alimentos, o Sindicato Rural de Toledo, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), ofereceu treinamento que abordou conteúdos teóricos e práticos, desde a manipulação ao produto final. Todo o trabalho foi conduzido pelo instrutor Sérgio Kazuo Kawakami na equipada e moderna cozinha do Sindicato.
Os alimentos sem glúten e sem lactose são produtos de valor agregado. Para pessoas que apresentam restrições na alimentação e para aquelas que desejam experimentar novas receitas, o curso oportunizou um leque de conhecimentos importantes para sua produção. Além disso, abriu ainda mais as opções no cardápio.
Geralmente, esses alimentos atendem pessoas com doença celíaca, com intolerância e/ou alergia ao glúten e ou à lactose. Mas para produzi-los, existem cuidados necessários que incluem o uso exclusivo de utensílios, a fim de evitar a chamada contaminação cruzada, observar a legislação pertinente, entre outros elementos e condições das boas práticas de fabricação.
Na atividade prática do curso realizado em Toledo, entre as receitas elaboradas, as mulheres fizeram bolo de banana, bolo com cobertura de chocolate, bolo salgado e biscoitos tipo cookies. Nos dias de realização do curso, as participantes fortalecem amizades, trocam experiências e passam a ter um olhar diferenciado sobre as possibilidades que existem para a alimentação. Durante o ano, foram três grupos qualificados nesta área.
Para você que tem interesse em participar das próximas turmas, acesse www.ruraltoledo.com.br e confira a agenda. Aproveite e faça sua pré-inscrição.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Toledo