Valdir Eckstein agradeceu à família e companheiros pelo trabalho na campanha ´Lacre Amigo´ e homenagem municipal. Foto: Decom/CMT

A Câmara de Toledo entregou na última sexta-feira, dia 10 de dezembro, às 19h, as homenagens  municipais de 2021, dentro da programação dos 69 anos de emancipação do Município de Toledo.

Valdir Eckstein, um dos agraciados, em seu agradecimento lembrou seu pai, sepultado na Cripta da Catedral Cristo Rei, perto de seu escritório, agradecendo também a presença de sua mãe, além dos companheiros de clube de serviço de Toledo, de Cascavel e de outros municípios, e das senhoras rotarianas. Externou gratidão também gratidão a sua esposa Isolde, aos filhos Luana e Luan, ao genro Lucas, a nora Ana e a neta, que o acompanhou na tribuna. Eckstein comentou as falas dos outros homenageados, afirmando que desconhecia os relatos feitos por eles e destacou as lições deixadas por todos. Valdir também citou Benjamin Franklin, lembrando a frase em que disse que “Quando somos bons para os outros, conseguimos ser ainda melhores para nós mesmos”.

Os vereadores aprovaram a concessão do Título de Cidadania Honorária do Município de Toledo aos empresários Sauli Rosa e Erich Baumgart, além da concessão da Medalha Willy Barth ao frei Amarildo Cupertino e a Valdir Antônio Eckstein.

Valdir Eckstein foi o responsável pela implantação no município de Toledo do projeto “Lacre Amigo” que, desde o seu lançamento, já recolheu mais de 120 toneladas de lacres de alumínio e tampinhas plásticas. Este material reciclável resultou na aquisição de mais de 200 cadeiras de rodas, destinadas às pessoas mais necessitadas. Valdir Antônio Eckstein é casado há 32 anos com Isoldi Ladis Kasper e o casal tem os filhos Luan Vinícius e Luana, além da neta Antonella.

Valdir Eckstein nasceu em Toledo, sendo o quarto dos cinco filhos do casal Maria Ilse e Luiz Eckstein (in memorian), que então residia em Vila Margarida, no hoje município de Marechal Rondon. A partir dos 7 anos Valdir começou a trabalhar para ajudar a família, vendendo pães, cucas e bolachas e também arrumando os “palitos” numa cancha de bolão. Em 1972, a família Eckstein se transfere para Toledo, onde Valdir, então com 12 anos, vendia jornais, frutas e picolés, angariando simpatia e confiança. Em seguida conseguiu o seu primeiro emprego formal, com a família Matielo, na Livrapel, ingressando na mesma época no movimento de escoteiros.

Enquanto se firmava na Livrapel, se tornou praticante de atletismo, participando na tradicional Prova de São Silvestre em 1980. Em 1982 fez um teste e foi aprovado na Bamerindus Companhia de Seguros, atuando por vários anos em Toledo e também municípios lindeiros. Deixando inconcluso o curso de ciências contábeis na Facitol, se tornou corretor profissional, sendo contratado pela Cotriguaçu Corretora de Seguros em 1989 para atender os cooperados da Coopagro, onde permaneceu até 1993, quando abriu sua própria corretora.

Valdir Eckstein se dedicou também ao esporte, uma de suas grandes paixões, atuando como dirigente do Toledo Esporte Clube, do Toledo Futebol Clube e também do Yara Country Clube. Em 2010 ingressou no Rotary Club de Toledo Integração, participando de sucessivas diretorias até se tornar presidente, no biênio 2015/2016. Depois de conhecer uma proposta desenvolvida em Porto Alegre, lançou em Toledo o projeto “Lacre Amigo”, envolvendo todos os clubes Rotary. Só no primeiro ano, graças a esse projeto, foram distribuídas mais de 10 cadeiras de rodas em Toledo, além de cadeiras de banho, andadores e muletas.

Muito pelo sucesso do projeto, Eckstein foi eleito governador assistente 2017/2018 no Distrito do Rotary, que engloba 57 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, período em que o projeto local se tornou um programa de toda a comunidade rotária, sendo replicado em diversos municípios. Ao longo de anos divulgando o “lacre e tampinha amiga da família rotária”, Valdir Eckstein visitou todas as escolas e universidades de Toledo e avalia ter realizado mais de 400 palestras em todas as regiões do Paraná.

 Confira em vídeo a íntegra do agradecimento de Valdir Eckstein:

Fonte: Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Toledo