Foto: Fábio Ulsenheimer/Secom

A Secretaria de Saúde anunciou na manhã desta quinta-feira (25) que receberá mais um lote de vacinas para Covid-19. Para Toledo serão destinadas 1230 doses que serão administradas a partir da próxima segunda-feira (01) – das 8h30 às 16h30 – no Parque Ecológico Diva Paim Barth (no sistema drive thru, sem que o idoso desembarque do veículo) e nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certi’s) da Vila Pioneiro e Jardim Coopagro.

Para os idosos de 85 anos ou mais serão 870 doses dispensadas segunda, terça e quarta-feira (1, 2 e 3 de março). Segundo a equipe responsável pela vacinação, esta quantidade é suficiente para vacinar todos os munícipes desta faixa etária. “Como teremos uma quantidade maior de doses faremos três dias de vacinação. Para dar mais conforto aos cidadãos, pensando também na idade e demandas específicas deste público, houve a decisão de descentralizar o atendimento dividindo entre o Parque Ecológico e os Certi’s”, explicou o diretor geral da Secretaria de Saúde, Fernando Pedrotti.  

Já para a quinta e sexta-feira (4 e 5 de março) 370 doses começam a ser aplicadas em idosos de 80 anos ou mais. “Esta faixa etária já tem um público maior, sabemos que estas doses não serão suficientes para todos desta idade, porém é o que nos foi disponibilizado neste momento. Os cidadãos deste grupo, da mesma forma que os de 85 anos ou mais, serão atendidos no Parque Ecológico e nos Certi’s”, reforçou Pedrotti, lembrando que as doses devem atender 24% dos idosos com idade entre 80 e 84 anos. 

A previsão, segundo informações da 20ª Regional de Saúde, é que a vacina chegue em Toledo às 17h desta quinta-feira (25). 

Documentação necessária para a vacina

Para ter direito à vacina é preciso estar munido de documentos (CPF, documento com foto e comprovante de residência) e não apresentar comorbidade que os impeçam de receber a dose. Aqueles que não tiverem como comprovar seu endereço, podem preencher uma declaração de residência que está disponível neste link. “Como a vacina está sendo distribuída aos municípios de acordo com sua população, Toledo poderá vacinar apenas os idosos residentes em seu território”, pontua a coordenadora da imunização para os idosos, Sonia Pessi.

Acamados

Para os pacientes acamados (sem condições de locomoção e restritos ao leito) destas faixas etárias é necessário que o cuidador ou responsável entre em contato pelo (45) 3378-8369 para programar a vacina em domicílio.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação