A vacina Meningo ACWY passa a partir deste mês de abril a fazer parte do calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde. Ela protege contra a Meningite Menincocócita e infecções generalizadas. Ela está disponível para adolescentes com 11 e 12 anos de idade.

A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde devido a uma análise que apontou uma mudança na epidemiologia da meningite com aumento dos casos da tipologia W – não coberta pela vacina atualmente disponibilizada pelo sistema público. Dados da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) mostram que em 2007 os casos de meningite pelo tipo W eram de 4,1% em Santa Catarina, mas no ano passado esse número já estava em 39,3%.

Meningite meningocócica é uma forma grave de meningite bacteriana, altamente contagiosa, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo.

Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi, a introdução dessa vacina para adolescentes tem como intuito garantir a sustentabilidade da oferta da vacina contendo o sorotipo C, além de proteger quanto ao sorogrupo W, considerando a gravidade da doença. Na prática, o serviço público oferecia a vacina contra meningite C, mas essa nova vacina deverá substituí-la, cobrindo mais três tipos de sorologia.

“Estes sorogrupos são de grande importância epidemiológica na distribuição de doenças meningocócicas, sendo que a ocorrência dessas doenças varia conforme o país ou região no mundo.  A vacina é uma das principais formas de prevenção contra a doença. E a maioria dos indivíduos podem ser portadores assintomáticos, podendo ser transmissores da doença. Para algumas pessoas pode ser de grande gravidade”, alerta a Enfermeira.

Essa vacina estava disponível apenas no sistema particular e custa, em média, R$ 500 cada dose. A partir deste mês de abril estará disponível para adolescentes de 11 e 12 anos de idade em cinco postos de vacinação de Toledo, conforme a reorganização do sistema de saúde do município.

A UBS São Francisco é referência para a população do Alto Panorama, Panorama e São Francisco; O Centro de Saúde é referência para a população da Paulista, Bressan, Porto Alegre e Centro; a UBS Maracanã é referência do próprio Maracanã; UBS Europa é referência para Jardim Concórdia, Santa Clara e Europa; e UBS Coopagro é referência para Industrial, Pancera, Cosmos e Coopagro.

Cleunice lembra que como a vacina fará parte do calendário de vacinas, estará disponível durante o ano todo, não necessitando que todos compareçam de imediato nas unidades de saúde apenas para este fim.

A população estimada na faixa etária de 11 e 12 anos em Toledo é de aproximadamente quatro mil jovens.

A partir desta terça-feira (14) as doses já estarão disponíveis. A Secretaria de Saúde lembra a população para tomar os cuidados de higiene e prevenção necessários ao sair nas ruas e procurar o serviço de saúde em função da pandemia do novo coronavírus.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo