Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vacina contra HPV passa a ser em dose única

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Mudança objetiva aumentar a cobertura vacinal e combater o câncer de colo de útero

Agora, a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) pode ser feita em dose única, no Brasil. Anteriormente, a imunização ocorria em duas doses. A mudança foi fundamentada em estudos científicos, com base nas recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde). A novidade foi publicada em Nota Técnica pelo Ministério da Saúde, no dia 1º de abril.

De acordo com dados do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), de 2023, a taxa de infecção pelo HPV na genital atinge 54,4% das mulheres que já iniciaram a vida sexual e 41,6% dos homens. Contudo, a adesão à vacinação tem diminuído, como indicam estatísticas do Ministério da Saúde, de 2022. 

Entre as garotas, a primeira e a segunda aplicação tiveram 75,91% e 57,44% de adesão, nessa ordem. Em relação aos meninos, a porcentagem foi de 52,26% na primeira dose e 36,59% na segunda. Nesse sentido, a imunização em dose única visa reverter esses dados e aumentar a cobertura vacinal.

Quem pode se vacinar

No Brasil, podem se vacinar crianças e adolescentes de 09 a 14 anos; vítimas de abuso sexual que não tenham sido imunizadas previamente, de 15 a 45 anos; pessoas que vivem com HIV (vírus da imunodeficiência humana); transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea; e pacientes oncológicos entre 09 e 45 anos.

HPV e câncer

De acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), essa condição é a infecção viral mais comum do trato reprodutivo. Além disso, também é o principal causador do câncer de colo de útero. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estimou  17.010 casos novos desse câncer para cada ano do triênio 2023-2025. Esse é o quarto tipo de câncer mais comum e a quarta causa de morte por câncer em mulheres.

A adoção da vacina em dose única amplia a cobertura de imunização e, assim, contribui para o combate ao câncer de colo de útero. O CEONC Hospital do Câncer apoia a imunização contra o HPV, uma vacina segura e que salva vidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ceonc/Hospital do Câncer

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real