A Secretaria de Estado da Saúde liberou o funcionamento da UTI do Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina. A unidade de terapia intensiva para adultos possui dez leitos, além de dez leitos para cuidados intermediários e nove leitos de enfermaria.

Neste momento, a UTI será exclusiva para atendimento a pacientes com a Covid-19. A estrutura permanecerá ativa após a pandemia, recebendo pacientes de acordo com o perfil assistencial do hospital, que é atenção materno-infantil e trauma.

De acordo com o secretário estadual da Saúde Beto Preto, a principal meta, desde o início da gestão, é a descentralização dos serviços e atendimentos especializados, compromisso que vem sendo cumprido em todas as regiões, com a entrega de unidades e equipamentos, além de fortalecermos dos consórcios municipais na área de consultas sem urgência.

“A efetivação da UTI no Hospital Regional do Norte Pioneiro é mais uma ação nesse sentido, com a contratação de equipes profissionais para o funcionamento do setor”, destaca o secretário.

O Hospital Regional do Norte Pioneiro atende 22 municípios da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, que abrange 290 mil habitantes. Tem 73 leitos, mas ainda não tinha UTI. “Além da UTI, alugamos e instalamos um tomógrafo para que toda a estrutura funcione adequadamente”, acrescentou o secretário.

A unidade hospitalar tem gestão da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná. O presidente da fundação, Marcello Augusto Machado, informou que o investimento atual na UTI foi de R$ 7,5 milhões. Os recursos são do Governo do Estado.

ESTRUTURA – A abertura dos leitos de UTI e enfermaria no HRNP é parte da estratégia do Governo do Paraná de fortalecimento das unidades próprias. Além dos quatro hospitais universitários (Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Cascavel), que também estão recebendo novas estruturas específicas para o atendimento de casos de coronavírus, os hospitais regionais de Telêmaco Borba, Ivaiporã e Guarapuava serão abertos em cerca de 40 dias, antes mesmo do prazo previsto, que seria no início do próximo ano.

Fonte: Agência Estadual de Notícias