Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UTFPR Toledo recebe reuniões da Reitoria com diretores-gerais dos 13 campi

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: ASCOM-TD

Durante os dias 28 e 29 de agosto, o Campus Toledo da UTFPR foi o ponto de encontro da Reitoria com os diretores-gerais dos 13 campi da instituição. A agenda foi intensa e trouxe debates estratégicos sobre ensino, pesquisa, pós-graduação, inovação, orçamento e cultura.

Abertura na Usina do Conhecimento

Na manhã do dia 28, a abertura foi realizada na Usina do Conhecimento e contou com a presença de autoridades locais e regionais, entre elas o prefeito de Toledo , Mario Costenaro, o deputado federal Dilceu Sperafico, Nelsi Welter — representando o deputado federal Elton Welter — e Marli Gonçalves Costa, em nome da Câmara de Vereadores do município.

Também participaram o diretor-geral do Campus Toledo , prof. Elder Schemberger, a vice-reitora da UTFPR, prof. Vanessa Ishikawa Rasoto, além do reitor da UTFPR, prof. Everton Lozano.

Na sequência, cada área da gestão apresentou um balanço do primeiro ano de trabalho. Pró-reitorias e diretorias compartilharam resultados, avanços e desafios, com espaço para diálogo e troca de experiências entre os campi. O grupo também conheceu mais sobre o projeto da Usina do Conhecimento, em apresentação conduzida pelos coordenadores do espaço, prof. Rodolfo Vertuan e Danielle Camargo, finalizando a manhã com visita aos diferentes ambientes da Usina.

Reuniões da Reitoria

As discussões se estenderam por dois dias. Na quinta-feira (28), os diretores acompanharam apresentações de diferentes setores da universidade, incluindo PROGRAD, PROPPG, PROREC, PROPLAD, ASSAE, DIRCOM, DIRGEP, DIRGTI, DIRAV, DIRINTER e E-PROC.

Entre os temas debatidos estiveram a Cultura na Universidade, as comemorações dos 20 anos da UTFPR, o clima organizacional, o fundo de reserva e a proposta de matriz orçamentária.

Na sexta-feira (29), as pautas incluíram processos disciplinares, o novo regulamento da graduação, reunião com o TCU sobre ocupação de vagas, o PAME (Programa de Abertura e Manutenção de Cursos) e assuntos ligados à gestão de pessoas, como concursos, saúde mental, capacitação e plano de saúde. Também entraram em debate o planejamento estratégico participativo e as ações de sustentabilidade.

Encontros da PROPPG e DIRPPGs

Paralelamente, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), liderada pela pró-reitora prof. Michele Potrich, reuniu diretores de pesquisa e pós-graduação de todos os campi, além de assessores e coordenadores. Entre os assuntos estiveram editais multicampi, mobilidade docente, fluxos de ICT, NAPIs, inclusão, homologação de projetos e estratégias de fortalecimento da pós-graduação stricto sensu.

Os assessores de lato sensu também participaram, discutindo formas de aprimorar os cursos de especialização e ampliar o alcance da formação continuada.

Aula Magna da Pós-Graduação

Na noite de quinta-feira (28), a programação foi marcada pela Aula Magna, realizada na Usina do Conhecimento, com o tema “Soft Skills em Ação: A Comunicação Não-Violenta para o Mundo do Trabalho”, ministrada pela professora Mariana Sbaraini Cordeiro, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Toledo .

O encontro reuniu cerca de 80 participantes presenciais e mais de 70 espectadores online pelo canal da UTFPR no YouTube. Com grande participação do público, a palestra destacou a importância das competências socioemocionais e da comunicação não-violenta como diferenciais no ambiente acadêmico e profissional.

O momento foi de reflexão sobre o futuro do trabalho e das relações interpessoais, ressaltando como habilidades como empatia, escuta ativa e diálogo construtivo podem impactar diretamente a vida acadêmica e profissional.

Integração

Além das reuniões formais, a programação contou com momentos de integração e confraternização, que aproximaram ainda mais as lideranças e reforçaram o espírito coletivo que orienta o trabalho da universidade.

Fonte: UTFPR

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real