Foto: divulgação

Começa nesta terça-feira, 24, o atendimento ao público da Usina do Conhecimento, na península do Parque Ecológico Diva Paim Barth (Lago Municipal deToledo). A estrutura foi reformada pela prefeitura, num investimento total de R$ 1,6 milhão, e cedida à universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), que equipou e abre as portas gratuitamente ao público. Nesta segunda-feira, 23, no período da tarde será realizada uma cerimônia restrita a autoridades e convidados.

FUNCIONAMENTO – O espaço funcionará de terça a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30, e também aos sábados, das 13h30 às 17h30. No primeiro final de semana, dias 28 e 29 de setembro, a Usina também ficará aberta à população, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Às segundas-feiras o local ficará fechado para manutenção. Já estão sendo organizados grupos de estudantes para conhecer o local.

As visitas à área externa da Usina do Conhecimento serão permitidas a qualquer tempo dentro do horário de funcionamento do espaço. Já à área interna necessitam de um agendamento prévio, dado ao limite de pessoas que podem ocupar o espaço simultaneamente. Para isso, basta acessar o instagram da Usina do Conhecimento, @usina.td, e acompanhar as informações sobre agendamento.

Foto: Fabio Ulsenheimer

A Usina do Conhecimento contará com diversas atrações divididas em quatro espaços distintos: Ciência, Lab, Mente e Work. A grande maioria destes ambientes permitirá que o visitante interaja com aspectos importantes de diversas áreas do saber.

Apesar de ser gerenciada pela UTFPR, a Usina do Conhecimento, estará aberta para a exposição de trabalhos realizados por outros estabelecimentos de ensino superior sediados em Toledo. Com essa iniciativa, a Usina do Conhecimento promete ser um espaço dinâmico e inovador para o aprendizado e a disseminação do conhecimento científico, beneficiando a comunidade de Toledo e região.