Da Redação
O Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira (28) o resultado da 34ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Os dez vencedores nas áreas de Engenharias e Ciências Biológicas receberam R$ 239 mil em premiações durante a cerimônia, que ocorreu no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A iniciativa é promovida pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
O prêmio é dividido entre as categorias Pesquisadores, Pesquisadores-extensionistas, Graduação, Inventores e Jornalismo. Entre os vencedores, na categoria Graduação, está Thiago Alessí Reichert, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Toledo.
Aluno de Engenharia Civil, ele conquistou a premiação com um trabalho de pesquisa sobre a penetração de cloretos no concreto, relacionada à resistividade elétrica. Thiago recebeu o prêmio na presença do vice-governador Darci Piana e lembrou que esse resultado é fruto de dois anos e meio de pesquisas. Ele aproveitou também para agradecer a seus familiares, ao seu orientador e a todos os professores que estiveram envolvidos no projeto.
O vice-governador Darci Piana ressaltou durante a cerimônia a atuação dos pesquisadores na solução das demandas sociais. “O Estado do Paraná possui 20 mil professores doutores extremamente capacitados que desenvolvem pesquisas fundamentais para nossa sociedade. São horas, meses e anos de dedicação desses profissionais. Agradecemos a todos pelo trabalho que engrandece o nosso Estado”, disse.
Assista a seguir a fala de Thiago Alessí Reichert durante a premiação: