Projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, que conta com o apoio da Universidade para monitoramento, educação ambiental, mutirão de limpeza e diversas outras ações
A Universidade Paranaense (Unipar), campus de Toledo, foi convidada pela Secretaria Ambiental da Prefeitura Municipal para participar do projeto “Rio com Vida”, uma ação que visa a recuperação ambiental da parte alta da microbacia, parte urbana, do Rio Marreco, um dos principais da cidade.
No mês de outubro, houve o pré-lançamento do projeto, sendo que as ações estão previstas para ocorrer durante todo o ano de 2026 e vão envolver alunos de Agronomia e Arquitetura e Urbanismo.
“Os acadêmicos irão conhecer de perto a realidade das nascentes e de um importante Rio do município, atuando de forma prática na recuperação e preservação desses espaços. Durante o projeto, os alunos farão visitas às nascentes, aplicarão questionários de análise ambiental, participarão de mutirões de limpeza e produzirão materiais educativos voltados à conscientização da comunidade”, explica a coordenadora do curso de Agronomia, Luciana Sabini. Além disso, também serão realizados pintura de boca de lobo e plantio de árvores.
A nascente do Rio é no Jardim Gisela e, ao longo do seu percurso, possui cinco afluentes, sendo que um deles está localizado dentro do Campus I da Universidade. “Isso tornará a experiência ainda mais próxima e significativa. A iniciativa reforça o papel social da Universidade e o compromisso dos acadêmicos com o cuidado e o desenvolvimento sustentável da região, uma oportunidade de aprender fazendo e compreender que a preservação é uma responsabilidade compartilhada”, finaliza a coordenadora.
As sangas estão canalizadas em regiões densamente habitadas, como Jardim La Salle, Vila Becker, Grande Coopagro, Jardim Tocantins, Vila Industrial, Jardim Gisela e parte do Centro.
Além da Unipar, outras instituições de ensino superior também estão participando do projeto.
Fonte: assessoria Unipar





