Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Unioeste retoma aulas remotas em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Assessoria/Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Toledo retomou as aulas remotas no último dia 18. Este novo período de atividades refere-se ao segundo semestre letivo de 2020, adiado devido à pandemia de Covid-19.

Professora do curso de Serviço Social, Diuslene Rodrigues da Silva ressalta que tiveram ações anteriores à retomada de aulas que ajudaram na motivação de professores e estudantes. “Lá em abril, quando ficou claro para nós que as coisas não voltariam ao normal, cuidamos de estabelecer algumas atividades online, com música, filmes e poesia, além de cursos e outros eventos da área para motivar os alunos”, explica da Silva.

Para o professor de Ciências Sociais, Paulo Roberto Azevedo, o desafio da adaptação está na falta de contato com os estudantes. “Com as câmeras desligadas, não há como saber se o aluno está prestando atenção, se está entendendo a aula”, ressalta Azevedo. Conforme o artigo 15 da Ordem de Serviço nº 01/2021, expedida pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) no dia 19 de janeiro, a escolha de ligar ou não a câmera é pessoal de estudantes ou professor, e a participação pode ser apenas por áudio ou por chat de texto.

O professor do curso de Ciências Econômicas, Valdir Antonio Galante, ressalta que a estrutura doméstica para o professor melhorou, mas a realidade não é a mesma para os estudantes, em situação que foge do controle dos professores e da Universidade. “Da parte dos estudantes, acredito que a mudança seja mais tímida: ler textos e digitar em dispositivos móveis é sofrível, nem todos conseguiram melhorar o equipamento e a banda de internet, além de estarem sujeitos a um regime de estudos em ambiente nem sempre apropriado de silêncio e conforto, dado o espaço utilizado e a interação com as atividades do local em que moram”, explica Galante.

Para o retorno das aulas online, a Direção Geral do Campus instalou em 11 salas, computadores ligados à rede de internet cabeada, com webcams para auxiliar os professores que tenham alguma dificuldade de acesso à internet ou que tenham problemas com seus equipamentos.

Os professores entrevistados foram unânimes: querem a vacina o mais rápido possível para poder retornar às aulas presenciais.

Fonte: Daniel Schneider/Assessoria de Comunicação da Unioeste

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2807 – 29/01/2026

Cotações em tempo real