Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Unioeste realiza o 1º Expós durante o Integra Unioeste em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou nessa quarta-feira (05), o 1º ExPós – Extensão na Pós-Graduação, durante o Integra Unioeste, no campus de Toledo. A iniciativa tem como objetivo promover a integração e a divulgação dos projetos de extensão universitária desenvolvidos pelos programas de pós-graduação da universidade, financiados com recursos da Capes e Fundação Araucária.

O ExPós representa um marco na integração entre pesquisa, extensão e pós-graduação, reforçando o compromisso da Unioeste com uma educação transformadora. Ao aproximar a universidade da sociedade, o evento destaca a relevância das ações extensionistas na formação acadêmica e na produção de conhecimento comprometida com as demandas sociais.

“A proposta do ExPós é ir além do fomento financeiro concedido por edital. Queremos fortalecer a integração entre a pós-graduação e a comunidade, promovendo um espaço de troca entre os coordenadores e professores dos programas e a sociedade. Nisso o evento busca dar visibilidade aos projetos de extensão desenvolvidos na Unioeste, mostrando como essas iniciativas retornam à comunidade. Nossa expectativa é ampliar o entendimento sobre o papel da extensão na formação acadêmica e destacar sua importância ao lado da pesquisa dentro da pós-graduação”, menciona a coordenadora do 1º ExPós, professora Rosislene Fontana.

A professora Rosimeiri Darc Cardoso, pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), compartilhou a experiência da Instituição. Ela destacou que, por ser uma universidade jovem, os recursos disponíveis ainda são limitados e os programas de pós-graduação estão em fase de expansão. “Diante desse cenário, optamos por investir na formação de professores, fortalecendo a base do ensino e da pesquisa”, explicou. A docente ressaltou que a iniciativa tem gerado resultados positivos na qualificação docente e na integração entre graduação e pós-graduação.

A coordenadora de Bolsas, Registros e Auxílios da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF), Selma Rodrigues de Castilho, compartilhou sobre a adesão dos programas a iniciativa. “37 programas de pós-graduação já aderiram à iniciativa, que vem promovendo maior integração entre ensino, pesquisa e extensão. O evento que realizamos recentemente em Niterói serviu como espaço de troca de experiências e fortalecimento das ações extensionistas. A proposta tem se consolidado como uma iniciativa inovadora dentro da Universidade”, diz.

O bolsista Pós-Doutorado PROEX-PG, Renan Augusto Moraes Conceição, destacou os desafios administrativos e a importância da responsabilidade na gestão dos recursos públicos, reforçando que cada investimento deve ter propósito e transparência. Atuando na Assessoria de Comunicação Social da Unioeste, o trabalho se expandiu para ações práticas de integração e divulgação. “Entre as iniciativas, foi criado um perfil no Instagram e desenvolvido um projeto de podcast voltado à valorização da extensão universitária. A ideia é produzir episódios curtos e informativos sobre o papel da extensão na graduação e na pós-graduação”, explicou.

O evento segue até quinta-feira (06) de novembro, com a 1ª Mostra de Projetos de Extensão da Pós-Graduação apoiados pelo ExPós, onde serão apresentados diversos projetos de extensão universitária financiados pelo programa, evidenciando a diversidade e o impacto das ações desenvolvidas nas pós-graduações da Unioeste.

A coordenadora do projeto Farmácia em Ação – Cultivando Saúde, Luciana Oliveira de Fariña, comenta sobre a iniciativa extensionista. “O projeto busca aproximar a universidade da comunidade por meio da valorização das plantas medicinais e das PANCs. As atividades, realizadas em bairros de Cascavel e Medianeira, envolveram palestras, distribuição de mudas e materiais informativos produzidos por estudantes da graduação e pós-graduação em Farmácia. A iniciativa promoveu o uso racional dessas plantas e incentivou hábitos alimentares mais saudáveis. Além das ações comunitárias, o grupo organizou o 1º Seminário de Fitoterapia da Unioeste e apresentou resultados em eventos científicos, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão”, diz.

“No Integra Unioeste, o grupo de pesquisa pretende apresentar uma ação de extensão voltada à saúde de mulheres agricultoras do sudoeste do Paraná. A partir de dados que apontam altos índices de câncer de mama nessa população, o projeto desenvolve oficinas educativas sobre o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual e a redução da contaminação por agrotóxicos. As atividades incluem orientações práticas, distribuição de EPIs e análises laboratoriais. Os resultados mostram que, após as capacitações, o nível de agrotóxico na urina das participantes caiu até dez vezes, comprovando a eficácia das ações educativas”, destaca a coordenadora do projeto Toxicovigilância da Exposição aos agrotóxicos em mulheres, professora Carolina Panis.

Fonte: Unioeste

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real