Foto: assessoria

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), promove em conjunto com o Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PEE) e o Centro de Apoio para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) Estadual, um curso de estimulação visual para professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais da rede estadual de ensino para deficientes visuais e cegueira.

O curso tem como objetivo articular conhecimento e promover a estimulação visual. Na ocasião, as professoras receberam o livro: Fundamentos de Defectologia, da editora Edunioeste, que teve tradução realizada pela equipe do PEE. O encontro fez parte da atividade do projeto de extensão: Programa de estimulação visual como parte integrante do trabalho pedagógico realizado pelos professores do atendimento educacional especializado na área da deficiência visual, organizado pelo Programa de Educação Especial do campus de Cascavel.

Para a coordenadora do PEE, Jaqueline Ângelo dos Santos Denardin, os cursos de Formação Continuada para professores que trabalham com deficiência visual e cegueira são de extrema importância para a prática docente e a troca de experiência entre os vários professores que desempenham o trabalho nas salas de recursos multifuncionais. “O curso é pensado e ministrado por pessoa com deficiência visual e/ou cegueira do próprio CAP Estadual, característica importantíssima para validar todo o aprendizado desta formação. Pois não há como pensar em deficiência visual e cegueira sem a concepção e percepção desses profissionais”, diz.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Unioeste