O Programa de Educação Tutorial de Química (PET-Química) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, tem como objetivo aproximar a Universidade da comunidade, ao mesmo tempo, ensinar aos estudantes a importância da Química na sociedade e o quanto pode ser interessante, através de experimentos e atividades lúdicas.
O programa possui como finalidade desenvolver diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão, que buscam proporcionar o crescimento do seu potencial intelectual e dos demais estudantes, colaborando com o desenvolvimento e aperfeiçoamento do curso de Química do campus de Toledo.
Para a estudante do curso de Química, Emily Clara Aguiar Welter, o programa busca despertar o interesse dos estudantes para a área da química. “Muitas vezes a Química é vista como uma matéria difícil, então levamos experimentos divertidos relacionados ao conteúdo que está sendo abordado em sala de aula. Ao realizarmos os experimentos, muitos alunos demonstram interesse pela área, são participativos e interagem com nossas dinâmicas, demonstrando gostar bastante de ver a química na prática através das atividades desenvolvidas,” comenta.
Além das visitas às escolas, os integrantes do programa promovem palestras, bem como organizam as semanas acadêmicas de Química, participam de eventos nacionais como a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química e eventos locais como o Seminário de Extensão da Unioeste, onde os estudantes apresentam minicursos sobre “energias renováveis”, eixo temático do PET Química da Unioeste.
Isadora Barbosa Frederico se interessou pela Química no ensino médio a partir da professora que lecionava a disciplina de forma diferente. Atualmente no quarto ano do curso de Química da Unioeste, campus de Toledo, e integrante do projeto, ela comenta que essa área é muito interessante, e presente no dia a dia do que as pessoas pensam. “Nas escolas, os alunos adoram ver a química acontecendo na frente deles e isso ajuda a criar mais interesse pela matéria. A ideia é seguir levando esse projeto para frente, alcançando mais e mais alunos e inspirando eles a se interessar pela área”, diz.
Assessoria de Comunicação da Unioeste