Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Unioeste leva projeto de terapia com cavalos para Show Rural

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: divulgação

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) levará para o Show Rural projeto de extensão em Equoterapia (terapia com cavalos) para o Show Rural da Coopavel, evento que segue até esta sexta-feira, 13 de fevereiro, no Parque Tecnológico de Cascavel. O projeto é desenvolvido pelo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Equinos (Gepequi), Campus de Marechal Cândido Rondon.

Com auxílio de recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o projeto tem objetivo de trabalhar, principalmente, com o uso terapêutico do cavalo através de práticas de equitação lúdica, voltado para crianças e adolescentes neurodivergentes

A equoterapia, também conhecida como terapia assistida por cavalos, é uma abordagem terapêutica interdisciplinar fundamental para pessoas neurodivergentes (autismo, TDAH, etc.), utilizando o cavalo como mediador para promover desenvolvimento motor, emocional e social. O movimento tridimensional do animal melhora o equilíbrio, coordenação motora e tônus muscular, além de reduzir a ansiedade e aumentar a autoestima.

Reconhecida como método terapêutico pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), a terapia assistida com cavalos costuma ser indicada para crianças com algum tipo de deficiência física, como paralisia cerebral, questões neurológicas como Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividades, Síndrome de Down, ansiedade depressão, traumas, dificuldades sensorial e de socialização, entre outros.

Além do projeto de extensão, os cavalos auxiliam nas aulas práticas do curso de Zootecnia, desenvolvem pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica, recebem visitas das escolas de ensino médio e fundamental, entre outras atividades.

O projeto é desenvolvido na Estação Experimental Professor Antônio Carlos dos Santos Pessoa, Linha Guará, com 2,5 hectares, divididos em dez pastagens, uma cavalariça, uma pista de equitação externa , um redondel e nove cavalos.

Fonte: Unioeste/Mara Vitorino

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2803 – 23/01/2026

Cotações em tempo real