Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Unioeste em Toledo promove plantio de quaresmeiras em alusão ao Dia da Árvore e início da primavera

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, realizou, na manhã desta quarta-feira (24) , uma ação de plantio de árvores da espécie quaresmeira em referência ao Dia da Árvore e ao início da primavera. A iniciativa contou com a colaboração do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT/PR) e reuniu servidores, estudantes e representantes do órgão estadual.

O trabalho teve início com a apresentação das etapas do plantio, conduzida por técnicos do IAT. Foram fornecidas orientações sobre abertura de covas, posicionamento das mudas, irrigação e cuidados necessários para garantir o desenvolvimento das árvores. Na sequência, grupos formados por acadêmicos e servidores colocaram as “mãos na terra”.

Representando o Instituto Água e Terra, a técnica de manejo no meio ambiente, Silvana Rockenbach, destacou o papel da parceria entre o órgão e as instituições de ensino. “A parceria entre a Unioeste e o IAT reforça a importância da cooperação entre instituições do mesmo âmbito estadual, ampliando o alcance das ações e fortalecendo a conscientização ambiental. Esse trabalho conjunto não se limita à execução, mas também ao incentivo da divulgação e da educação para a sustentabilidade. O plantio realizado no campus prioriza espécies nativas, adaptadas ao bioma e ao clima da região, o que garante maior equilíbrio ecológico. A escolha da quaresmeira, além disso, agrega valor paisagístico e simbólico, marcando o compromisso com o cuidado ambiental. Essa união mostra que, ao trabalhar em conjunto, é possível chegar mais longe. Para estudantes e comunidade, representa também um aprendizado prático sobre preservação e pertencimento”, disse.

Foto: Unioeste

A diretora do campus, professora Patricia Sala Battisti, expressou sua alegria com a ação realizada na Instituição. “Com a plantação das quaresmeiras em nosso campus. Celebramos, ao mesmo tempo, o Dia da Árvore e o início da primavera, duas ocasiões que nos convidam a refletir sobre a renovação, o florescimento e a esperança. Alunos, agentes, professores, IAT e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais reunidos para incentivar as novas gerações no cuidado da natureza”, diz.

“A equipe do IAT teve ações como essa, alusivas ao Dia da Árvore e ao início da primavera, em todo o município, sendo um programa onde eles estão indo nas escolas, nas instituições de ensino, para fazer esse mini workshop para mostrar como é que faz um plantio correto e chamar atenção para alguns pontos que não devem ser feitos e aqueles que devem ser realizados durante o plantio de mudas”, comenta a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, professora Cleide Viviane Buzanello.

Fonte: Alexsander Marques/Unioeste

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real