Foto: UNIOESTE

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) assinou nesta quinta-feira (27) um convênio inédito de cooperação com a Universidade Internacional de Cuanza (Unic), Angola. Esta união se tornou realidade após um trabalho intenso da Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima (RIPEDRC), Rede Resiliência Climática e pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastres (Ceped) Unioeste.

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, se reuniu, de maneira remota, com o reitor da Unic, Miguel Ramiréz, e ratificou a importância desta parceria que deve beneficiar as duas universidades. “É uma satisfação estar em conjunto, assinando esse convênio. Desde já deixamos a Unioeste à disposição, e é muito gratificante estar aqui nesse momento, principalmente porque estamos dando valor à educação, tão essencial em todas as nações”, disse.

Graças a esse convênio de cooperação, será possível o intercâmbio de conhecimento, experiências, realização de cursos e eventos com interesses em comum, além de ações que possam incentivar o ensino, pesquisa e extensão. Outro objetivo é que com o fim da pandemia da Covid-19 sejam viáveis intercâmbios de discentes e docentes.

Além dos reitores, estiveram presentes na cerimônia virtual a pesquisadora e professora da Unioeste, Irene Carniatto; o professor da Unioeste e coordenador da Rede de Resiliência, Gustavo Biasoli Alves; Vilmar Alves Pereira, professor e coordenador associado da Rede de Resiliência, e o assessor de Relações Internacionais e Institucionais da Unioeste, Rafael Mattiello.

AMÉRICA LATINA – A Unioeste estabeleceu nesta semana uma parceria com instituições de ensino superior estrangeiras, no âmbito do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (Pila). As atividades terão início ainda no segundo semestre deste ano, na modalidade de ensino a distância (EAD), com o objetivo de promover a ampliação de conhecimentos e aprendizados.

A iniciativa abrange estudantes de graduação e de pós-graduação dos diferentes câmpus da Unioeste (Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo).

Fonte: Agência Estadual de Notícias