Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Unioeste de Toledo promove VI Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Assessoria/Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, será palco de um importante evento acadêmico entre os dias 14 a 17 de outubro de 2025: o VI Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais (CBCTA) e a I Semana Integrada de Pós-Graduações do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE), com o tema central “Os desafios da pesquisa e da pós-graduação na era da IA”. Os eventos ocorrerão de forma integrada, promovendo reflexões essenciais sobre o papel da Inteligência Artificial (IA) nas Ciências Ambientais e no contexto acadêmico contemporâneo.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unioeste, o VI CBCTA é um evento bianual consolidado como espaço de diálogo científico. Na edição de 2025, o encontro contará com a participação dos cursos de pós-graduação em Bioenergia, Engenharia Química e Engenharia de Pesca e Recursos Pesqueiros. O congresso pretende reunir aproximadamente 200 participantes, entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, e alunos do ensino fundamental e médio das escolas vinculadas ao Núcleo Regional de Educação de Toledo.

O objetivo principal é discutir os impactos, desafios e possibilidades da IA aplicada à pesquisa ambiental, promovendo a troca de experiências sobre metodologias inovadoras, estimulando a formação de profissionais mais preparados para os desafios atuais e incentivando a interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento.

Entre os principais temas em destaque estão: O impacto da IA na metodologia de pesquisa; Formação de pesquisadores na era digital; ética e responsabilidade no uso de IA; Futuro do mercado de trabalho para pós-graduados e Transformações na educação impulsionadas pela tecnologia.

A programação contará com pesquisadores renomados, apresentações de trabalhos científicos, minicursos e palestras que abordarão os múltiplos aspectos do uso da Inteligência Artificial no contexto das Ciências Ambientais.

Outro destaque é o 4º Prêmio Toledo “BiodiverCIDADE”, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, que visa valorizar iniciativas de Educação Ambiental desenvolvidas por instituições de ensino, entidades públicas, privadas e da sociedade civil.

Os projetos inscritos devem apresentar soluções sustentáveis e ações práticas em prol do meio ambiente.
As inscrições com desconto e a submissão de trabalhos podem ser realizadas até o dia 05 de setembro, através do site: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/vicbcta#home

Fonte: Unioeste/Alexsander Marques

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2809 – 18/02/2026

Cotações em tempo real