Unioeste de Toledo leva informação para homens sobre câncer de próstata

    Assim como no mês de outubro, quando as atenções são voltadas ao diagnóstico precoce do câncer de mama, novembro chega para levar informação ao homem a respeito do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, é por isso que o tema merece atenção.

    A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, por meio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), entende que apoiar esse tipo de campanha é também contribuir com a sociedade. “Estamos sempre em busca de atender os 17 objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a intenção de deixar a sociedade mais solidária, sustentável, informada, tolerante e plural. O objetivo de número 3 foca na saúde e bem-estar, portanto em outubro realizamos atividades voltadas às mulheres e agora, em novembro, seguimos levando conteúdo para a prevenção do câncer de próstata”, explica a professora Patrícia Stafusa Sala Battisti, diretora do CCSA, campus Toledo.

    Os números demonstram que quanto mais homens buscarem o diagnóstico precoce, mais perto da cura eles estarão. Em 2018, a doença tirou a vida de 15,5 mil brasileiros e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata deve ser detectado, ainda em 2020, em cerca de 66 mil. É visando a informação de qualidade que o CCSA preparou uma programação especial com o intuito de fomentar o assunto.

    Cronograma

    Ao longo do mês de novembro serão realizadas três atividades na Unioeste, campus Toledo, com o intuito de fomentar a importância de que homens, principalmente os com mais de 50 anos, realizem os exames “Vamos começar com a divulgação e conscientização da doença e por isso iremos distribuir fitas azuis no CCSA. Essa divulgação será veiculada na plataforma de informação do Centro e nas redes sociais”, conta Patrícia. Entretanto, as ações continuam, já que no dia 18 de novembro, em frente à Unioeste campus Toledo, entre 9h e 17h, serão recebidos donativos, por sistema drive-thru, que serão destinados ao Hospital de Câncer de Cascavel (UOPECCAN). E para finalizar as atividades programadas, no dia 25 de novembro, às 19h30, através da plataforma Zoom, o médico urologista José Borba Mendes Jr ministrará a palestra “Novembro Azul: um bate papo sobre câncer de próstata”.

    Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
    Facebook
    Twitter
    Youtube
    Instagram