Assim como no mês de outubro, quando as atenções são voltadas ao diagnóstico precoce do câncer de mama, novembro chega para levar informação ao homem a respeito do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, é por isso que o tema merece atenção.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, por meio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), entende que apoiar esse tipo de campanha é também contribuir com a sociedade. “Estamos sempre em busca de atender os 17 objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a intenção de deixar a sociedade mais solidária, sustentável, informada, tolerante e plural. O objetivo de número 3 foca na saúde e bem-estar, portanto em outubro realizamos atividades voltadas às mulheres e agora, em novembro, seguimos levando conteúdo para a prevenção do câncer de próstata”, explica a professora Patrícia Stafusa Sala Battisti, diretora do CCSA, campus Toledo.

Os números demonstram que quanto mais homens buscarem o diagnóstico precoce, mais perto da cura eles estarão. Em 2018, a doença tirou a vida de 15,5 mil brasileiros e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata deve ser detectado, ainda em 2020, em cerca de 66 mil. É visando a informação de qualidade que o CCSA preparou uma programação especial com o intuito de fomentar o assunto.

Cronograma

Ao longo do mês de novembro serão realizadas três atividades na Unioeste, campus Toledo, com o intuito de fomentar a importância de que homens, principalmente os com mais de 50 anos, realizem os exames “Vamos começar com a divulgação e conscientização da doença e por isso iremos distribuir fitas azuis no CCSA. Essa divulgação será veiculada na plataforma de informação do Centro e nas redes sociais”, conta Patrícia. Entretanto, as ações continuam, já que no dia 18 de novembro, em frente à Unioeste campus Toledo, entre 9h e 17h, serão recebidos donativos, por sistema drive-thru, que serão destinados ao Hospital de Câncer de Cascavel (UOPECCAN). E para finalizar as atividades programadas, no dia 25 de novembro, às 19h30, através da plataforma Zoom, o médico urologista José Borba Mendes Jr ministrará a palestra “Novembro Azul: um bate papo sobre câncer de próstata”.