Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Unioeste compete com carro protótipo na Shell Eco-Marathon

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Unioeste

O Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus Foz do Iguaçu, vai competir com o protótipo Urban Concept na Shell Eco-Marathon, que ocorre até dia 27 de agosto no Rio de Janeiro.

Em abril deste ano, foi a primeira equipe latino-americana a ser aprovada na inspeção técnica da categoria Conceito Urbano na Shell Eco-Marathon Americas. A etapa mundial foi em Indianápolis (EUA), da qual a equipe foi convidada a participar. Caso a equipe vença essa etapa no Rio de Janeiro, volta aos Estados Unidos no ano que vem.

Formado em 2009 por alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da Unioeste e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), o GCEE é um projeto de Extensão da Unioeste e desenvolve modelos para concorrer com outras equipes universitárias do país, com apoio dos professores. Além das competições de eficiência energética, explora o conhecimento científico,  trabalho em equipe e espírito de liderança.

No Rio de Janeiro, apresenta dois produtos, em duas classes: uma é um protótipo conceitual de três rodas movido à bateria, e o outro é de conceito urbano, movido à célula combustível de hidrogênio, sendo o principal protótipo para a competição. Possui a estrutura básica de um carro comercial: quatro rodas, dois motores elétricos, para-brisa, seta, retrovisores, portas dos dois lados, faróis e freios.

Não é uma competição de velocidade e sim de eficiência. Além da inspeção técnica, o carro deve rodar 8 quilômetros, em 15 minutos, e demonstrar em dados sua eficiência energética.

“Estamos muito próximos de repetir um feito histórico que é passar pela inspeção técnica e sermos campeões da América Latina, sendo o primeiro carro do continente desenvolvido por uma universidade, a vencer essa categoria”, comenta o coordenador do projeto, Fernando José Gaiotto.

Foto: Unioeste

O Itaipu Parquetec fornece o hidrogênio que produz e presta a assessoria técnica à equipe. A produção do Hidrogênio verde não envolve emissão de gases poluentes, ou seja, é uma opção 100% sustentável que é realizada a partir da eletrólise da água por meio de fontes renováveis. “Fazemos parte de um esforço para apresentar soluções de eficiência energética. Proporcionar esse tipo de pesquisa e desenvolvimento é dar suporte para que estudantes resolvam diversos problemas. Aí está a importância das universidades e de nós, da Itaipu Parquetec e Itaipu Binacional, patrocinarmos a equipe, promovendo projetos de eficiência energética”, comenta o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Mario Colombo.

A viagem da equipe contou com o patrocínio da Itaipu Binacional, que custeou o aluguel do ônibus, o material gráfico e o uniforme dos participantes. “Projetos como o do GCEE ampliam as oportunidades para a Itaipu avançar em tecnologias limpas, eficientes e renováveis, em sintonia com seu compromisso com a geração sustentável e a transição energética. A participação da equipe da Unioeste, que apresenta veículos movidos a bateria e a célula de combustível de hidrogênio, uma tecnologia desenvolvida na Itaipu Parquetec, exemplifica a integração entre academia, pesquisa aplicada e indústria. Isso reforça o papel da Itaipu como agente transformador da região, incentivando jovens talentos e fomentando soluções que impactam positivamente a economia, o meio ambiente e a sociedade”, comentou o engenheiro eletricista e gestor de projetos P&D da Itaipu Binacional, Marcio Massakiti Kubo.

Além da Unioeste e da Itaipu Binacional Mais que Energia e Itaipu Parquetec, o projeto tem patrocínio do Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, XBri Pneus, H2Helium Energy Projects, Swagelok Tecflux, Horizon Full Cell Technologies, Receita Federal do Brasil, Leser The Safety Valve, 3DI Biogás A Pietro Fiorentini Company, Fundep Paraná, Lab IoT Unioeste, Isofoz Soluções em EPS, Unila, Altair Cycles, LabMaker Iguaçu.

Fonte: Unioeste/Daniela Neves

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2789 – 08/08/2025

Cotações em tempo real