Foto: assessoria Unioeste

Os alunos do curso de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, participaram da 45ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) nível universitário. A equipe formada por cinco alunos do curso foi classificada para participar da Olímpiada após receberem uma medalha de bronze e quatro menções honrosas na 4ª Competição Elon Lages Lima. A Olímpiada aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro com a Unioeste sendo um dos polos da prova. O objetivo da Olímpiada é estimular os alunos e professores a um aprimoramento maior propiciado pela participação no evento, colaborando ativamente com o aprimoramento do ensino da matemática no Brasil.

 “Das universidades paranaenses a Unioeste teve o maior número de premiações. Então para nós foi uma surpresa muito boa, pois nós sabemos da capacidade dos nossos alunos, mas por ser a primeira vez que estamos participando dessas competições e já conquistamos cinco premiações, foi um resultado que nos deixou muito felizes. Tudo isso é resultado da iniciativa dos estudantes que quiseram e se esforçaram muito”, disse o coordenador do curso de Matemática, Jean Sebastian Toillier.

Foto: assessoria Unioeste

  O professor Sandro Marcos Guzzo explica como foi a preparação dos alunos para ambas as competições. “Os alunos nos procuraram pois tinham interesse em participar dessas competições e o preparo deles consistiu em buscar as provas de edições anteriores que estão disponíveis na internet para que eles pudessem treinar e verem os conteúdos envolvidos. Importante ressaltar que a ideia não era nós professores resolvermos os exercícios para eles, e sim apoiar. Nós pretendemos intensificar esse grupo de estudos, queremos puxar mais alunos para esse grupo para participarmos nas próximas edições, pois não depende só dos professores, claro que nós ajudamos, mas foi uma iniciativa dos estudantes para participarem dessas competições”.

 “Eu sabia que tinha a OBM para o ensino médio, quando procurei descobri que tinha a competição para o nível superior. Encontrei outros alunos interessados e procuramos o professor Sandro para montarmos esse grupo de estudos para nos prepararmos. É uma competição bem difícil e longa, mas com os resultados espero testar meus conhecimentos e me preparar para o próximo ano”, disse o estudante do terceiro ano do curso de matemática, Ruan Pablo Pfeffer Gallio.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

 Os estudantes participantes da competição foram Alexsandro Andre Alves de Feiras, Erika Diana Alves de Oliveira, Felipe Augusto Klumb, Felipe Salateski Simão, Leonardo Alves Silva, Ruan Pablo Pfeffer Gallio e Stephany Amanda Parteka.

Fonte: assessoria Unioeste