Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Unioeste: Alunos de Secretariado e Serviço Social colam grau em Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo promoveu nesta terça-feira (19) a colação de grau das formandas dos cursos de Secretariado Executivo Trilíngue e Serviço Social. Devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia foi realizada em formato híbrido. Ao todo, 35 alunas colaram grau. As cerimônias de formatura iniciaram na segunda-feira, com a colação de Ciências Sociais e Filosofia, e seguem até quinta-feira.

A oradora das turmas, Ana Clara Schneider, agradeceu o apoio de professores, familiares a amigos durante o processo da graduação e lembrou das pessoas que não puderam ter acesso à universidade e dos colegas que tiveram de desistir antes do término do curso. “A universidade pública é do povo e para o povo. Por isso, o nosso muito obrigada vai para todos aqueles que, mesmo sem adentrar a universidade, abriram caminho e nos possibilitaram ocupar as cadeiras da Unioeste durante essa jornada”, discursou Schneider.

A professora de Secretariado Executivo Trilíngue, Ivanete Daga Cielo, discursou em nome das homenageadas pelas formandas e aconselhou as presentes a trabalhar com aquilo que se acredita para evitar a frustração. “A vida é uma só, é una, e trabalhar com aquilo que não se acredita é a certeza da frustração. Por isso, investir em uma carreira, em títulos acadêmicos pode se tornar vazio, inócuo, se em descompasso com o verdadeiro conhecimento libertador, com as nossas convicções, com os nossos sonhos, com o que manda o nosso coração. Construam a vida profissional pensando em que história vocês querem contar para seus filhos”, disse Cielo.

O reitor da Unioeste, Alexandre Weber, lembrou dos percalços do início da pandemia e da adaptação pela qual os professores precisaram passar para ministrar aulas on-line e falou, também, do processo de transformação dos estudantes e professores dentro da sala de aula. “Uma universidade pública tem um grande diferencial: ela não apenas forma, ela transforma. Vocês se transformaram aqui dentro, e vocês nos transformaram aqui dentro, e vocês, junto conosco, transformaram a sociedade onde a Unioeste está inserida”, argumentou Weber.

Remi Schorn, diretor-geral do campus de Toledo. Foto: Divulgação/Unioeste

O diretor-geral do campus de Toledo, Remi Schorn, falou sobre os impactos da universidade na sociedade, através dos projetos de extensão e pesquisa. “Nós temos projetos de extensão naquelas populações mais necessitadas, mais carentes. Nós temos nos segmentos intermediários e temos projetos de extensão com os empresários. Nós estamos presentes, profundamente, na teia cultural, não de Toledo, mas da região inteira”, discursou Schorn.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unioeste

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real