O antigo Centro Integrado Amigos da Família (Dorcas) deu espaço para a Unidade Social Coopagro (USCoop). Em dezembro de 2018 a entidade Dorcas entregou as estruturas para a Prefeitura de Toledo alegando não ter mais condições de realizar os atendimentos para as crianças e adolescentes naquele local. Desde então, a Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família não mediu esforços para reorganizar e retomar os atendimentos.

 Nesta segunda-feira (06) as portas da Unidade Social Coopagro foram abertas e já receberam cerca de 50 crianças e adolescentes matriculados para as atividades. “É importante que a comunidade usuária retorne a participar das atividades”, salientou a Secretária de Assistência Social, Marisa Ramos Cardoso.

 Ela informou que a Prefeitura negociou um valor pela estrutura, pois o terreno já pertencia ao município e estava cedido. Algumas melhorias foram realizadas, mas o principal objetivo agora é oferecer atividades e cursos de qualidade para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos de idade por meio do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

 “Queremos melhorar a qualidade dos atendimentos. Nós vamos trabalhar com o mesmo público que era atendido pelo Dorcas, porém com um outro olhar. Tivemos que nos organizar rapidamente desde o fechamento e estamos agindo com cautela até termos condições de atingir um número maior de público”.

 Marisa disse ainda que estão aguardando o concurso público para viabilizar a contratação de profissionais que possibilitem ampliar a oferta do atendimento de excelência e na medida das necessidades da comunidade.

Matrículas

Inicialmente são ofertadas 100 vagas. O horário para atendimento das crianças é das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. Já para os demais é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Entre as atividades disponíveis estão oficinas de desenho, informática, capoeira, futebol, badminton, volei e recreação. As inscrições podem ser realizadas na Unidade Social, Rua Luiz Antonio Basso, 781, ou no Centro de Referência de Assistência Social III (CRAS III).

Fonte: ASCOM- Prefeitura de Toledo