Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UMIPI/Embrapa é oficializada em Toledo no último dia no INOVAMEAT

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

No dia 26 de abril, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completará 50 anos de fomento a ciência e pesquisa levando o que há de melhor a todas as cadeias produtivas, mas o presente antecipado quem ganhou foi o município de Toledo, com a instalação de uma unidade mista de pesquisa e inovação (UMIPI), focada em aves, suínos e peixes. Nessa quinta-feira, 13, no último dia do INOVAMEAT realizado no centro de eventos Ismael Sperafico aconteceu a cerimônia de assinatura para a criação oficial da unidade em Toledo, apenas a segunda no Paraná, a outra fica em Francisco Beltrão (sudoeste do estado). Participaram do termo de assinatura, o prefeito Beto Lunitti (MDB), o presidente e fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, o deputado federal Sergio Souza (MDB) e o diretor do Biopark Educação, Paulo Rocha.

Paulo Rocha, Sergio Souza, Diego Bonaldo, Luiz Donaduzzi, Beto Lunitti e Celso Moretti. Foto: Ricardo Morante

A UMIPI vai funcionar no Biopark, parque tecnológico, e promoverá estudos para que a empresa pública conheça a realidade e as demandas dos setores e cadeias produtivas e também possa identificar os possíveis parceiros com quem a Embrapa poderá contar, uma vez que essa unidade é formada por um modelo de cooperação entre instituições. Luiz Donaduzzi disse que o Biopark vem trabalhando para trazer excelência para Toledo. “Uma instituição para vir para o Biopark tem que ter excelência, e fazia muito tempo que eu sonhava com a Embrapa no nosso município, e colocamos toda a energia para que esse documento fosse assinado hoje (quinta-feira). Agora, vamos fazer que essa unidade aconteça. A Embrapa nos traz pessoas capacitadas de muitos anos e também credibilidade, e junto com a força jovem do Biopark temos condições de fazer um trabalho que seja benéfico para a população”, diz.

Luiz Donaduzzi, presidente e fundador do Biopark, cumprimenta o prefeito Beto Lunitti. Foto: Ricardo Morante

Celso Moretti lembrou que esse conceito de unidade mista começou na França nos anos 90, onde as instituições francesas observaram que era possível participar mais ativamente com o ecossistema de inovação se associando as estruturas já existentes. “Essa é a ideia que temos para a região Oeste dentro do Biopark, para trabalhar inicialmente nas cadeias de suinicultura, avicultura e peixes de cativeiro. Cerca de 40% do franco exportado no Brasil sai daqui do Paraná, a suinicultura é extremamente pujante e também a produção de proteína animal do peixe”.

Celso Moretti, presidente da Embrapa. Foto: Ricardo Morante

Moretti disse que a UMIPI é uma ideia que a Embrapa adotou em 2012, sendo uma porta para as outras unidades estarem presentes no município. “Toledo é pujante nestas três cadeias: aves, suínos e peixes. Vamos aproveitar o desejo da prefeitura e o Biopark, e temos estrutura para nossos pesquisadores desenvolverem ações que auxiliarão nas demandas dos setores. É uma porta de entrada que estamos colocando para outros 43 centros de pesquisas da Embrapa, e estamos começando com as cadeias de aves, suínos e peixes, porque essa região é extremante forte e o objetivo é conhecer tudo de perto e trazer mais resultados positivos para essa região”.

Beto Lunitti ressaltou que se não fosse a Embrapa, o Brasil não seria um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e que os governos federal, estaduais e os municípios certamente tem esse reconhecimento. Segundo o prefeito, a unidade da UMIPI em Toledo é histórica. “Tornamos esse dia histórico para o município, o Biopark e a Embrapa. Como agentes públicos lutamos em produzir ambientes transformadores de referência para o Brasil e o mundo. O INOVAMEAT com a vinda da Embrapa, conectado com esse mundo encantador da ciência e com os investimentos do Biopark, faz desse território pujante em inovação, tecnologia e pesquisa”, diz.

Prefeito Beto Lunitti. Foto: Ricardo Morante

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2795 – 05/11/2025

Cotações em tempo real