Dia mundial do gato é comemorado nesse 08 de agosto e foi instituída há mais de 17 anos através do Fundo Internacional Bem-Estar Animal. Nessa década atual, para os mais jovens o gato serve para estrelarem os chamados “memes”, vídeos cacetadas ou uma foto daquelas imagens bem “fofinho”. Mas em Toledo, o advogado Dr. Mauri Ricardo Refatti vê os bichanos como “parte” da sua vida e de seus familiares.
Tivemos o prazer de o entrevistar em uma espécie de “gatil” que ele construiu para proteger todos os gatos “vira-latas” como ele os chamou dos predadores, pois que residem próximo a sua residência (chácara). Raposas, grandes lagartos descobrem a ninhada de gatinhos os devoram daí, para os proteger resolvi construir um abrigo, com todas as necessidades que eles têm e são livres.
Por que gostar de gatos?
Dr. Mauri, nos respondeu que os gatos são conhecidos por ter sete vidas e que com suas as atitudes sociais e o comportamento alimentar dos felinos são muito diferentes. Você chega em casa, estressado, mas o gato terá acabado de acordar. Ele vai roçar na sua perna, pedir um carinho, miar por uma ração e estar super-ativo para interagir. Eles exploram, observam, interrogam e sondam o mundo ao seu redor. Ao contrário do que muitos pensam, gatos são animais companheiros e carinhosos. Além de encantar e fascinar pelo seu comportamento doce, sutil e livre. Os gatos são os animais que melhor se encaixam ao estilo de vida moderna. Essa loucura corre-corre, lotada de trabalho, sem tempo nem para ver os amigos.
Veja a entrevista completa nesse vídeo: