Após a reabertura das unidades básicas de saúde (UBS) da Vila Industrial e dos distritos de Novo Sobradinho, Dois Irmãos e Boa Vista, fechadas em virtude da organização do sistema municipal de saúde para o combate à Covid-19, chegou a vez da UBS Pe. Odilo Rockenbach, do Jardim Concórdia, reabrir as portas. 

A reabertura da unidade de saúde acontece a partir da próxima segunda-feira (17). O atendimento à população será de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Serão realizados procedimentos gerais (curativos, vacinas, consultas e dispensa de medicamentos), exceto aqueles que envolvam pacientes com sintomas de síndrome gripal (tosse, febre, dor de garganta, falta de ar, entre outros) – estes devem procurar as unidades dos bairros Cosmos, Panorama e Santa Clara.

A Diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Márcia Cristina Guilhem, destacou a importância dessa retomada de atividades, mesmo sendo ela gradativa. “Poder já nesse momento disponibilizar para a população desse território o serviço mais aproximado é muito gratificante”, frisou.

As unidades do Coopagro e Europa também foram destinadas como referência para atendimentos odontológicos e as gestantes estão sendo encaminhadas para a unidade do Paulista. Permanecem fechadas as UBS do Porto Alegre, Alto Panorama, Pancera, Concórdia e Bressan. 

Urgência e emergência

O Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Milton Nunes, o Mini Hospital da Vila Pioneiro, atende exclusivamente pacientes com suspeita ou diagnóstico positivo de Covid-19 que necessitem de internação. Esta é uma medida provisória que foi tomada em junho, quando houve um crescimento dos casos da doença em Toledo. A população que necessite de outro tipo de atendimento de urgência deve se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Vila Becker.

Atendimento especializado

Em razão da proximidade do Pronto Atendimento com a Central de Especialidades, os atendimentos administrativos e assistenciais (entrega de guias das unidades básicas de saúde, agendamentos, pagamento de passagem e pensão para Curitiba, agendamentos e atendimentos de assistentes sociais) do órgão estão sendo realizados no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, localizado na Rua Dr. Ciro Fernandes do Lago, 1. 

Fonte: Secom/Pref. de Toledo