Na última sexta-feira (12), crianças do 4° Ano integral da Escola Municipal Alberto Santos Dumont visitaram o Aterro Sanitário Municipal como parte do programa “Conhecendo Toledo”. Os alunos passaram também pela Associação de Catadores de Recicláveis de Toledo (Acatol) e aprenderam sobre a separação e reciclagem do lixo.
As crianças visitaram toda a parte baixa do aterro e receberam um tour conduzido pelo balanceiro Lauriano Urbick. Ele explicou todo o funcionamento do aterro, apresentando os principais detalhes, exemplificando a importância da separação correta do lixo. “Eles ficam muito empolgados e realmente prestam atenção, e isso é o importante, porque eles são a geração do futuro, eles que vão cuidar do meio ambiente”, diz Lauriano.
Na visita à Acatol, as crianças presenciaram a separação do lixo reciclável, como é a sua destinação e sua transformação em outros materiais. “A maioria da população sabe o que é lixo reciclável, eles só não separam porque não querem, e é aí que entra a importância das crianças. Elas vão voltar para casa e explicar para os pais como funciona, eles podem trazer um pouco de conscientização pros adultos”, diz Serli Correia, presidente da associação. Ela acrescentou que a Acatol possui atualmente 69 famílias cadastradas, que recebem e realizam a separação do material reciclável e sobrevivem da renda dessa separação.
A professora da turma, Maria Helena Scariotti, que acompanhou a visita, falou sobre como foi a preparação para levar as crianças e a importância da visita. “Eu acho muito importante porque a gente falando na sala de aula é uma coisa, agora vivenciar isso, eu tenho certeza que vai ficar na memória deles. Antes de vir eu expliquei pra eles como funcionava, o que nós íamos ver, assim a visita é mais aproveitada”.

Conhecendo Toledo – Além da visita ao Aterro e à Acatol, fazem parte do roteiro de visitação: o Museu Histórico Willy Barth; a Prefeitura Municipal de Toledo – Paço Municipal Alcides Donin; a Câmara Municipal de Toledo, o Centro Cívico Presidente Tancredo Neves e o Fórum da Comarca de Toledo – Doutor Vilson Balão. As turmas de segundo e terceiro ano também participam do projeto Conhecendo Toledo, com outros pontos de visitação.
A coordenadora de geografia da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e organizadora do projeto, Jaqueline Mioranza, diz que a iniciativa enriquece o aprendizado dos alunos ao colocá-los em contato direto com o que está sendo estudado. “O programa possibilita que eles conheçam melhor a história, a geografia, a cultura e o desenvolvimento do município onde vivem. Além disso, o programa desperta o sentimento de pertencimento e valorização do patrimônio histórico e cultural”.
Conscientização – A Coordenadora das Unidades de Valorização de Recicláveis em Toledo, Graziela Gobato, acompanhou também a visita e fez um pedido para a população. “Eu deixaria um pedido à população de Toledo que se preocupem, façam o seu papel como cidadão, destinem um pouquinho do seu tempo para fazer a separação dentro da sua casa. Eu gostaria que muitas pessoas viessem conhecer o aterro, para que elas entendam qual é a importância do trabalho que esse pessoal aqui da associação desempenha para o município de Toledo”, concluiu.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo