A empresa concessionária do transporte público Viação Sorriso de Toledo em parceria com a Mobilibus lançaram uma ferramenta que promete facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo, o aplicativo para smartphone “Busão na Mão”. O objetivo é facilitar a vida do usuário no dia a dia, que se estiver online pode acompanhar o horário dos ônibus em tempo real. O “app” está disponível para Android e Iphone (IOS).

O aplicativo tem uma interface simplificada para facilitar a utilização. Na tela principal é mostrado o mapa de onde se encontra o usuário, com a marcação dos pontos de ônibus mais próximos. Na mesma tela pode-se digitar o endereço de destino desejado, e o aplicativo mostra opções de rotas, tempo de percurso, distância total e locais de embarque e desembarque. Além disso o aplicativo mostra a distância a pé até o embarque e do desembarque até o destino.

Isso é possível devido ao mapeamento de todos os pontos de ônibus da cidade, e um sistema de GPS instalado em cada ônibus, que se comunica com um servidor e permite que sejam localizados em tempo real. O aplicativo passou por um período de três meses para o desenvolvimento, e mais três meses de testes, que possibilitou correções e ajustes. Agora, com funcionalidade total está sendo lançado oficialmente para todos os usuários.

O Gerente Geral da Sorriso de Toledo, Daniel Kopicz explica que o aplicativo prioriza sempre os trajetos para caminhar menos. “O app vem para melhorar a comunicação do usuário com o sistema de transporte público. É mais um valor agregado para este serviço que pertence à sociedade”.

Para baixar é só buscar “Busão na mão” na Play Store ou Apple Store. O aplicativo é leve e não compromete o espaço de armazenamento do celular. Na primeira utilização é mostrado um passo-a-passo que ensina as funcionalidades do app e como utilizá-las. Possui também um espaço para sugestões, elogios ou reclamações.

Para o secretário de Segurança e Trânsito, João Vianei Crespão, a novidade vai facilitar a vida dos passageiros que utilizam o transporte e melhorar com um todo. “Os usuários vão conseguir planejar seu dia mais facilidade, pois o aplicativo irá informar o horário do ônibus e a rota que a pessoa quer pegar antes dela sair de casa. Mais comodidade para o usuário”, finaliza. 

Fonte: Secom/Pref. de Toledo