Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tradicionalismo, campeonato e artesãos são beneficiados por leis sancionadas

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Carlos Rodrigues/Secom

A Prefeitura de Toledo realizou, na manhã desta quinta-feira (16), um ato simbólico para a sanção de três novas leis municipais – publicadas na edição de hoje do Órgão Oficial do Município de Toledo – que reforçam o reconhecimento a manifestações culturais e comunitárias da cidade. A cerimônia ocorreu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e contou com a presença de autoridades do Executivo e do Legislativo, além de representantes das entidades beneficiadas. 

Prenda tradicionalista – A primeira delas (nº 3.007/2025), de autoria dos vereadores Ricardo Santos e Odir Zoia, “institui e insere no Calendário Oficial do Município de Toledo o Dia da Prenda Tradicionalista da Cultura Gaúcha-Paranaense”, o qual será celebrado em 30 de agosto, dia em que, em 1821, nasceu Anita Garibaldi, símbolo da bravura feminina e da tradição farroupilha. 

Os vereadores proponentes e o secretário da Cultura, Gabriel Furlan, falaram sobre a nova data. “Nos últimos meses, fizemos uma bela imersão neste universo, atuando na organização ou no apoio a eventos, como a Semana Farroupilha de Toledo. O Dia da Prenda Tradicionalista da Cultura Gaúcha-Paranaense é extremamente relevante, pois está inserido no contexto do tradicionalismo, uma cultura muito bonita, que une a família e mantém tradições”, avalia Gabriel. “Já tive a oportunidade de vivenciar algumas edições da nossa Semana Farroupilha e esta lei reconhece e valoriza essas mulheres, que traduzem a força do tradicionalismo em nosso município”, pontua Ricardo. “Nosso mandato apoia o movimento tradicionalista e essa data valoriza a contribuição destas mulheres para essa expressão artística tão importante para a nossa cultura”, reforça Zoia.

O ato contou com a presença das prendas Dayane Tusset e Danieli Finger Fagherazzi, que, vestidas a caráter, representaram, no momento da assinatura, os Centros de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula e Província Gaúcha. “Estamos aqui representando toda a garra e a beleza da mulher que vive o tradicionalismo gaúcho, razão pela qual agradecemos pelo convite de estarmos aqui”, pontua Dayane. “É uma data que expressa a força das nossas prendas, que representam um setor que traduz valores significativos da nossa sociedade”, comenta Danieli.

Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Campeonato do Panorama – Por meio da Lei nº 3.008/2025, de autoria dos vereadores Marcos Zanetti e Ricardo Santos, o Campeonato do Comércio do Jardim Panorama foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município de Toledo. A competição é promovida desde 1996 pela Associação de Moradores do Jardim Panorama e o presidente da entidade, Bruno Godoi da Silva, esteve no ato e destacou o valor simbólico da inclusão da disputa entre as atividades oficiais do município. “É um dos eventos desportivos mais prestigiados da região, realizado há quase 30 anos e que atrai empresas de Toledo e região. Esta inclusão no calendário oficial motiva a organização a manter e fortalecer este campeonato”, ressalta Bruno, que é filho de um dos idealizadores da competição, Noé Sérgio Godoi da Silva (in memoriam), o “Serginho da Copel”.

Os autores da lei se somaram à fala do secretário de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso, ao destacar a importância da competição entre os praticantes do futebol sete em Toledo. “Gostaria de enaltecer os vereadores pela proposta apresentada, a qual faz jus a um dos melhores campeonatos da região, que atrai muito público para as partidas. São tantos espectadores que estamos viabilizando, por meio de recursos vindos via emenda parlamentar, a ampliação da arquibancada do campo onde as partidas acontecem, pois a atual está pequena para tanto público”, salienta o secretário. “Parabenizo a associação de moradores e sua diretoria pela realização deste campeonato, que é uma referência na região em termos de qualidade, popularidade e credibilidade, pois atrai empresas de respeito”, pontua Zanetti. “Fico feliz por ser autor deste projeto e estar presente neste ato tão marcante para a história do esporte em Toledo. Esta área, por sinal, é uma das bandeiras que a atual gestão está valorizando”, comenta Ricardo.

Artesanato – De autoria do vereador Chumbinho Silva, a Lei nº 3.009/2025 “institui e insere no Calendário de Eventos do Município de Toledo a Semana do Artesanato”, a ser celebrada anualmente na semana do dia 19 de março — data em que se comemora o Dia Nacional do Artesão. Representantes do setor prestigiaram a solenidade e, no final, entregaram às autoridades algumas peças produzidas pelas próprias artesãs, simbolizando o talento e a relevância do artesanato local.

A ex-presidente da Cooperativa de Artesãos de Toledo (Cooarte), Marilene Lessa de Lima, falou em nome da categoria. “Nossa entidade tem 26 anos de história e percebemos que esta gestão tem olhado para o nosso trabalho com mais carinho. Temos aproximadamente 60 cooperados que moram em Toledo e região, e marcamos presença em diversos eventos, pois muitos de nós dependem do artesanato para subsistir. É muito muito bom ter este reconhecimento e estamos com várias ideias para que todos os artesãos, cooperados ou não, tenham a oportunidade de mostrar seu trabalho durante a Semana do Artesanato”, avalia.

Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Diálogo constante – “É uma satisfação estar aqui neste dia em que sancionamos projetos que tratam de cultura e esporte, dois instrumentos fundamentais para fortalecer vínculos, mobilizar pessoas e construir uma Toledo melhor a cada dia”, sublinha Costenaro. “Queremos intensificar o diálogo e a parceria da gestão pública com as instituições e comunidades, valorizando o trabalho conjunto entre o poder público, a Câmara e a sociedade”, acrescenta.

O vice-prefeito Lucio De Marchi destaca a importância simbólica das três leis sancionadas, ressaltando o valor cultural, comunitário e humano de cada uma delas. “Parabenizo as prendas e fico feliz com a criação de um dia para elas, pois, quando fui vereador, fui o autor da lei que instituiu a Semana Farroupilha de Toledo”, recorda. “Cumprimento também os artesãos, os quais me fazem lembrar de minha mãe, que produzia chapéus de palha para a família e os vizinhos. Minhas saudações também à comunidade do Jardim Panorama, que mantêm vivo uma competição que projeto o nome do bairro e de Toledo em toda a região. Ações assim mostram que nosso município segue crescendo com foco nas pessoas”, analisa.

O líder do governo na Câmara, vereador Chumbinho Silva, ressaltou o valor das iniciativas reconhecidas pelas novas leis e a conexão pessoal que tem com cada uma delas. “Parabenizo as prendas e os vereadores que criaram essa data, pois tenho grande paixão pelo tradicionalismo e pretendo, inclusive, me associar aos três CTGs de Toledo”, promete. “Além de parabenizar a diretoria da Associação de Moradores do Jardim Panorama pela relevante competição que organiza, quero também expressar meu carinho às artesãs, porque minha esposa trabalha com artesanato e sei das dificuldades que enfrentam nesse ofício, o qual, muitas vezes, é passado de geração em geração”, observa.

Presenças – Além do prefeito Mario Costenaro e do vice-prefeito Lucio De Marchi e dos secretários da Cultura e de Esportes e Lazer, o Executivo Municipal foi representado pelo chefe de Gabinete Reinaldo Sales, pelo assessor especial de Governo Neuroci Frizzo e pelos secretários Balnei Rotta (Fazenda), Marcelo Marques (Administração) e Márcio Pimentel (Comunicação). O Legislativo foi representado pelos autores das proposições e pelo vereador Pedro Varela.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2794 – 02/10/2025

Cotações em tempo real